AFDatalink

Tecnologia em cabos na pesca!

Você sabe o que é um sonar de pesca? Para que serve e qual a finalidade do nosso cabo nesse dispositivo? Confira nesse artigo as respostas!

Sonar do inglês “Sound Navigation and Ranging” ou “Navegação e Determinação da Distância pelo Som” é um sistema muito utilizado na época de guerra para localização de submarinos. O primeiro registro do uso de um sonar foi feito por Leonardo da Vinci em 1409 (onde ele utilizou um tubo inserido na água para detectar navios, posicionando seus ouvidos no tubo). Na natureza, animais como golfinhos e morcegos, utilizam essa técnica a milhões de anos (veja como isso funciona AQUI!).

“O sonar ativo funciona basicamente como o radar, só que usa pulsos sonoros no lugar das ondas de rádio. As ondas de rádio não se propagam sob a água, além de poucos metros. O pulso do sonar (para ouvir o “ping” do sonar ativo, clique aqui), é emitido e ao encontrar um obstáculo, retorna ao emissor. Medindo-se o tempo que o “ping” levou para ir e voltar, tem-se como calcular a distância do objeto ecoado com “relativa” precisão”. Explicação retirada do blog AQUI!

Agora o que você já sabe o que é um sonar e qual a sua finalidade, vamos entender como a DATALINK entrou nessa história…

Recentemente, fabricamos a pedido do nosso cliente RADIONAVAL ELETRÔNICA um cabo destinado a essa finalidade. O cabo é conectado a um transdutor de sonar multibeam para pesca (ou popularmente chamado de olho de sonda/ olho de sonar). O transdutor funciona como uma sonda horizontal detectando cardumes e facilitando então, sua localização.

Transdutor Multibean Radionaval conectado ao cabo Datalink:

Precisando de cabos para seu projeto? Entre em contato conosco! (Clique AQUI!)

Sair da versão mobile