Campanha objetiva divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer recomendações para diagnóstico precoce.
Embu das Artes (SP), 23 de novembro de 2023 – A Datalink se junta ao esforço da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, para divulgar informação e ajudar a reduzir o preconceito que o tema ainda suscita entre os homens. Segundo órgãos nacionais da área de saúde, a doença é o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que “um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata” e o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do País, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025, no País.
Ainda conforme as autoridades médicas, “a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce”. Por isso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, a campanha chegou, em 2011.
Cuidados
Entre os cuidados, as autoridades da área de saúde indicam: exercícios físicos, alimentação equilibrada, não fumar, sexo seguro, cuidar da saúde mental e, destacadamente, fazer o exame da próstata, periodicamente. Outros exames também são indicados: verificação da pressão arterial; hemograma completo; dosagem da glicemia e do colesterol; testes de urina; atualização da carteira vacinal; verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Vale destacar, contudo, medidas preventivas apontadas pelo Inca na alimentação, principalmente: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
O que é a próstata
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Atenção para alguns sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Há, ainda, fatores de risco que precisam ser bem observados e avaliados pelo médico: histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer); obesidade.
>> Cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?
Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação de ótima empresa para trabalhar, GPTW (Great Place To Work). Mais informações em www.afdatalink.com.br.
Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br