Porque a Datalink é uma ótima empresa para trabalhar

Porque a Datalink é uma ótima empresa para trabalhar

Com a palavras os/as nossos/as colaboradores/as

  • Arte das imagens: Cristina Harms Camacho.

Antonio Carlos Cabral Costa
Supervisor de produção – 20 anos de Datalink
Ao receber o selo de ótima empresa para trabalhar, a Datalink colhe o que realmente planta há 30 anos: qualidade no produto e nas relações com os seus colaboradores. Na empresa, realmente nos sentimos integrando uma família, as pessoas participam ativamente do crescimento da empresa e, consequentemente, na sua vida pessoal. É um aprendizado constante.

 

Florance Santos Reis
Assistente de RH – 2 anos de Datalink
A Datalink é uma empresa que valoriza seus colaboradores, promove um ambiente colaborativo e busca constantemente a evolução. Reconhece a importância de ouvir seus colaboradores e valoriza a diversidade. Oferece equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. É um lugar onde todos são encorajados a se expressar, contribuir e caminhar juntos.

 

 

Luiz Vieira dos Santos
Líder no setor de Trefilar – 15 anos de Datalink
Para mim, a Datalink é uma ótima empresa para trabalhar porque é séria e os diretores são íntegros. A empresa visa seu crescimento junto com os seus colaboradores. A empresa cresce e nós crescemos juntos. Isso faz toda a diferença em continuar fabricando os melhores produtos. Valorização profissional vindo da empresa é tudo de bom. Tenho muito orgulho de dizer que conquistei grandes sonhos na minha vida, graças ao meu trabalho na empresa, como casa própria, carro e moto. 

 

 

Joice Aparecida Ferreira Brito
Operadora de trança – 5 anos de Datalink
É muito presente o respeito pelos colaboradores na Datalink. Não é discurso, é prática diária sermos respeitados. Todos trabalhamos em equipe para alcançar o mesmo resultado: garantir o melhor produto. O ambiente da empresa é muito humano. Nos sentimos bem, por isso trabalhamos motivados em busca do melhor. Temos acolhimento quando precisamos. Tenho muita satisfação em sair de casa para ir trabalhar. Adoro fazer parte desse time.

 

 

Hailton Gabriel de Souza Silva
Assistente de TI e Marketing – 1 ano e 7 meses de Datalink
A Datalink é um lugar acolhedor para mim, sempre fui bem tratado e nunca me faltaram com respeito. Além disso, é uma empresa que sabe identificar o esforço de seus colaboradores. Eu mesmo comecei como jovem aprendiz e fui efetivado antes mesmo de terminar meu contrato graças ao reconhecimento do meu esforço. A empresa ajuda, ainda, no crescimento profissional do seu colaborador. Eu mesmo já tive diversas oportunidades de certificações, das quais aproveitei inteiramente todas e sou muito grato por elas, principalmente a certificação de fotografia, que sempre foi um objetivo na minha vida. Em suma, a Datalink apoia e recompensa bem seus funcionários e busca fornecer um ambiente de trabalho confortável e receptivo, buscando sempre melhorar seus pontos fracos e blindar cada vez mais seus pontos fortes.
 

 

Elizangela Souza Silva (Zanza)
Assistente de Vendas – 4 meses de Datalink
Estou na empresa desde julho último e já posso dizer que as minhas expectativas estão sendo bem positivas. É uma empresa respeitada em todos os setores e que promove, no seu ambiente de trabalho, uma boa conectividade e respeito entre todas as pessoas da equipe. É um ambiente agradável de se trabalhar.

 

Fredson dos Santos Lima
Operador de Extrusora – 12 anos e 10 meses de Datalink
A Datalink é uma ótima empresa para trabalhar porque: primeiro, pela humildade dos patrões e dos colegas de trabalho, aqui todos se ajudam, fazemos parte realmente de uma equipe; segundo, pela qualidade dos produtos, procuramos fazer o melhor em tudo o que a gente fabrica; e terceiro, a Datalink é nota 10 pela relação transparente que estabelece com os seus colaboradores e com os clientes. É um ambiente que dá orgulho de estar e ajudar. 

 

Silvana Sousa Santos
Montadora – 6 anos de Datalink
Agradeço todos os dias por trabalhar na Datalink. É uma empresa maravilhosa onde a gente tem respeito, oportunidade de crescimento e que cumpre todas as regras. Um ambiente assim gera motivação para trabalhar ainda melhor, pois sabemos que o nosso empenho está sendo visto e será reconhecido. Só consigo dizer e afirmar que é uma empresa excelente, maravilhosa. É um porto seguro para a gente.

 

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  • Texto atualizado em 06/11/2023, à 8h30.

Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação de melhor empresa para trabalhar, o título GPTW (Great Place To Work). Mais informações em www.afdatalink.com.br.

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br

As pessoas são o maior patrimônio da Datalink

As pessoas são o maior patrimônio da Datalink

Empresa conquistou selo de ótima empresa para trabalhar, a certificação internacional GPTW, em julho último

Embu das Artes, 1º de novembro de 2023 – Respeito, reconhecimento, motivação e orgulho. Essas são algumas das palavras mais usadas pelos funcionários para falar da Datalink. A fabricante de cabos coaxiais e conectores, de Embu das Artes (Grande São Paulo), conquistou, neste ano de 2023, o selo mundial Great Place To Work (GPTW) que certifica ótimas empresas para trabalhar. A direção da Datalink orgulha-se da premiação: “Sempre consideramos as pessoas como nosso maior patrimônio. Nunca acreditamos que nossas máquinas modernas produziriam produtos com performance superior se não tivéssemos pessoas motivadas e qualificadas para operá-las adequadamente.”

Ainda segundo a direção da empresa: “Nunca acreditamos que nossos clientes ficariam encantados com nossas entregas se nossa equipe não colocasse paixão no seu trabalho diário. Sendo assim, definimos claramente o que esperamos de cada colaborador na empresa, tratamos todos com respeito, investimos muito em treinamento, incentivamos que as pessoas fujam do convencional e recompensamos quem faz por merecer. Isto colocado, tudo aconteceu naturalmente. Não planejamos obter o selo “Great Place To Work”. Num determinado dia alguém comentou que a Datalink poderia obtê-lo sem dificuldades e assim fizemos.”

A titulação comprova o compromisso permanente da empresa, há 30 anos no mercado brasileiro, em garantir um ambiente de trabalho saudável que promova o bem-estar de todos os envolvidos na produção – do setor administrativo à área fabril – e é celebrada efusivamente pelos colaboradores, dos que têm mais tempo de casa aos mais novos.

Para Adriana das Neves, gerente administrativa do setor de Recursos Humanos (RH), a pesquisa mostrou, de forma fidedigna, o dia a dia na Datalink. “Temos muito orgulho de trabalhar na empresa, porque há uma conjunção entre o objetivo empresarial e a humanização nas relações de trabalho. Buscamos aprimoramentos e melhorias. Ganhamos todos quando há equilíbrio entre o que a empresa quer e o que os colaboradores necessitam”, afirma. 

Maior valor agregado
Para o engenheiro Edson Borges, gerente de Inovação e Tecnologia, a certificação GPTW agrega mais valor “aos nossos produtos ao mostrar que os cabos são fabricados por pessoas que estão felizes e amam o que fazem”. Para ele, não só a qualidade cultural, mas a emocional da equipe é a grande responsável pelo desempenho e a aceitação da empresa num mercado tão competitivo.

A certificação, prossegue Borges, comprova o que “venho acompanhando nos meus 25 anos de Datalink: o melhor lugar para se trabalhar é aquele onde podemos ser nós mesmos, sem ‘máscaras’ ou ‘filtros’. Ou seja, temos dias bons e dias ruins, mas o respeito não tem folga. Por isso, o desejo de estar na empresa sempre é muito grande”.

Programas desenvolvidos
Adriana das Neves endossa a preocupação da direção da Datalink com o bem-estar dos seus colaboradores e da comunidade do seu entorno. “Pensamos que não há crescimento sustentável e orgânico se a empresa não pensar em como pode fazer com que seus colaboradores e o ambiente ao seu redor se desenvolvam também”, observa. Todavia, ela observa que nada vem por acaso e sem esforço. “Há uma convergência do fit cultural da empresa com as expectativas e valores da equipe”, aponta.

Equipe Datalink na área industrial. Crédito: Cristina Harms Camacho.

Para tornar esse desenvolvimento possível, explica a gerente, foram criadas ferramentas, ou seja, programas dentro da empresa, como o Datalink Cuida, cujo foco é a saúde e o bem-estar em geral dos colaboradores. “Promovemos ações de cuidado, reforçamos internamente campanhas nacionais, por exemplo, as de Saúde Mental e as de prevenção do câncer de mama e de próstata – respectivamente, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A empresa oferece, ainda, assistência psicológica de forma gratuita para todos os seus funcionários.” 

Outro programa importante é o Datalink Educa, que visa o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. “A empresa criou um espaço dedicado e equipado com computadores e internet para que os funcionários tenham acesso a cursos e treinamentos tanto com a finalidade corporativa quanto pessoal”, descreve Neves.

A empresa também firmou parceria com o Centro Universitário UniFECAF, de Taboão da Serra, que dá direito ao funcionário da Datalink a uma bolsa de estudo de até 55% de desconto na mensalidade durante todo o curso. 

Ainda ligado ao programa educacional, e visando ao crescimento da comunidade local, a empresa firmou parceria com o CIEE [Centro de Integração Empresa-Escola] para atender a duas escolas da região com o programa Jornada de Matemática, que garante aos alunos acesso a aplicativo que desenvolve de maneira lúdica e divertida o conteúdo programático de matemática pertinente à série cursada.

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A certificação: origem
A pesquisa da GPTW foi iniciada, nos anos 1980, pelo jornalista Robert Levering, que costumava cobrir pautas relacionadas ao trabalho e principalmente aos conflitos trabalhistas, nos Estados Unidos. A ideia foi criar mecanismos para diferenciar boas e más empresas nas relações de trabalho.

Em seu trabalho de jornalista, ele percebia que havia muitos colaboradores descontentes com seus empregos, chefes e ambientes de trabalho, mas também que existiam muitas pessoas satisfeitas com suas obrigações dentro dos locais de trabalho. Esse foi o motivo que levou o profissional a se dedicar à montagem de uma consultoria para aprofundar o assunto, surgindo, assim, o Great Place to Work.

Por meio de suas análises, foi possível observar que havia excelentes empresas para se trabalhar e que elas também poderiam ser de qualquer lugar, tamanho e período. Assim como também qualquer uma poderia ser modificada para se tornar um excelente local de trabalho.

O primeiro passo é o questionário online chamado de Trust Index, ou pesquisa de clima organizacional. Após este questionário é gerado um relatório, nele é indicado como os funcionários veem a empresa, dividida em pontos fortes e pontos fracos.

A intenção é desde o princípio observar o que pode ser ajustado, mesmo que o resultado seja positivo a análise será utilizada como instrumento para melhorias contínuas e direcionamento em tomadas de decisões.

Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação de melhor empresa para trabalhar, o título GPTW (Great Place To Work). Mais informações em www.afdatalink.com.br.

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
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Datalink firma parceria com CIEE na Jornada de Matemática

Datalink firma parceria com CIEE na Jornada de Matemática

Serão beneficiadas duas escolas de Embu das Artes, na Grande São Paulo, onde a fabricante de cabos e conectores está sediada

Embu das Artes, 24 de outubro de 2023 – Há 30 anos no mercado de cabos coaxiais e conectores, a Datalink cuida dos seus produtos – reconhecidos pela alta performance, qualidade, inovação e durabilidade – e de ações sociais importantes. Em setembro último, a fabricante firmou parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no Programa Jornada CIEE, cuja missão é oferecer aos estudantes uma experiência diferente, lúdica e que realmente promova engajamento em prol do saber e do conhecimento. As escolas participantes do projeto apadrinhado pela Datalink são as estaduais Aparecida Ferreira Dourado de Carvalho e Maria Auxiliadora, todas de Embu das Artes (SP), onde está o complexo industrial da empresa.

Adriana das Neves, gerente administrativa da empresa, explica que, com a parceria, a Datalink vai apadrinhar turmas de alunos dessas escolas. “Elas [as turmas] estão sendo contempladas com um aplicativo onde o conteúdo programático é trabalhado, em sala de aula, de forma lúdica de forma a aumentar o interesse do aluno e, consequentemente, o desenvolvimento escolar”, destaca.

Adriana das Neves destaca o compromisso da Datalink com a educação. Crédito: Cristina Harms Camacho.

De acordo com o CIEE, o jovem aprende se divertindo, mergulhando de cabeça em uma aventura e, ao mesmo tempo, reforçando o que aprende com o professor em sala de aula. O programa é específico para a disciplina de matemática que, segundo pesquisas, é uma das grandes defasagens dos jovens brasileiros que saem da escola. 

Para Neves, “a matemática, por mais que tenha esse estigma de ser difícil, é fundamental para o desenvolvimento do pensamento racional estruturado e lógico”. Ela prossegue: “A Datalink é uma empresa fundada por dois engenheiros, ou seja, tem a matemática no seu ‘DNA’, por isso, o empenho da empresa em ações sociais na área da educação. Além disso, sabemos da importância da matemática para a formação de bons profissionais. Como não saber matemática na era do mundo digital, da inteligência artificial, dos algoritmos, dos sistemas binários (sistema de numeração)?”

“Os propósitos da Datalink e do CIEE, como o compromisso de potencializar a capacidade dos nossos jovens de raciocinar matematicamente e apreender conhecimentos lógicos para melhorar competências e habilidades, coincidem e selam essa parceria em prol da educação dos estudantes brasileiros”, ressalta Adriana das Neves.

Ela acrescenta que a fabricante acompanhará a aplicação e o desenvolvimento dos programas nas duas escolas apadrinhadas, e que ficam no entorno do complexo industrial da Datalink, em Embu das Artes. “Não é uma ação que está longe da gente, ao contrário, está próxima. Ou seja, faz parte da realidade social em que está inserida a Datalink e também de muitos dos nossos colaboradores que residem na região. Nos sentimos parte dessa realidade também”, observa a gerente administrativa da empresa.

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Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação de melhor empresa para trabalhar, o título GPTW (Great Place To Work). Mais informações em www.afdatalink.com.br.

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Datalink e Outubro Rosa: em defesa da saúde da mulher

Datalink e Outubro Rosa: em defesa da saúde da mulher

A Datalink se junta ao esforço da campanha nacional pela conscientização sobre o câncer de mama

Embu das Artes, 23 de outubro de 2023 – Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. É um compromisso da sociedade, por isso, a Datalink também está engajada na campanha, divulgando informações no seu site institucional e redes sociais.

* Leia também: Datalink conectada à campanha Outubro Rosa

Conforme informações oficiais do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Neste ano de 2023, foi lançada a oitava edição da cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, uma ação conjunta Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (Inca), que pode ser acessada clicando aqui.

Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação de melhor empresa para trabalhar, o título GPTW (Great Place To Work). Mais informações em www.afdatalink.com.br.

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Datalink: um show a cada som

Datalink: um show a cada som

Fabricante de cabos lotou estande com artistas no Conecta+ Música & Mercado

 

Embu das Artes, 11 de outubro de 2023 – A Datalink promoveu um verdadeiro ponto de encontro de artistas da música no seu estande, na feira Conecta+ Música & Mercado, entre os dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro último, em São Paulo (SP). Um point que atraiu, além dos artistas, técnicos de gravação, produtores musicais, educadores e outros profissionais ligados ao setor musical. “Foi uma experiência incrível, ouvimos a melhor música com o melhor cabo. Mostramos o sentido do nosso slogan ‘escute o nosso cabo’. Foi realmente um momento ímpar por vários motivos, como a comunicação direta, o olho no olho com o público final dos nossos cabos”, exalta Maurício Fernandes, guitarrista e gerente de vendas da Datalink.

Fabricante das linhas Garage, Studio, Pop e Revolution, a Datalink vem se firmando como a marca que une qualidade à arte, criando, inclusive, ações que valorizam outros tipos de expressões artísticas, além da música, como o grafite. O estande da empresa, na feira Conecta+, que ocorreu no espaço Transamérica, inovou ainda mais com a presença do artista Luan Ribeiróviski que grafitou uma parede do estande com a gravura da embalagem dos cabos Garage. A ação da Datalink ao reunir duas expressões de arte diferentes – a música e o grafite – mostrou como é bom a convivência cultural em suas mais diversas formas. “Avalio como uma ideia disruptiva que chamou muito a atenção no Conecta+”, comemora Fernandes.

Uma inovação que teve o cuidado com o meio ambiente, inclusive. Como o grafite foi dentro da caixa acústica do estande, a empresa teve o cuidado de utilizar tintas à base de água que não são tóxicas e não têm cheiro. “Pensamos de forma global no bem-estar de todos os envolvidos, dos artistas, clientes ao público que lotou o estande todos os dias”, observa Cristina Harms Camacho, coordenadora de Marketing da Datalink, idealizadora da ação.

Durante os dias do Conecta+, o estande da Datalink fez apresentações icônicas com os guitarristas Rodrigo Ribeiro, Gustavo Di Pádua, Sydnei Carvalho, Edu Ardanuy, Celso Pixinga, Maurício Fernandes, os baixistas Beatriz Lima e Glecio Nascimento, os bateristas Ulysses Sebastião e Igor Wilcox e o trio de rock e fusion MF Trio. “A receptividade do público da feira, que lotou o nosso estande os três dias de evento, mostra que a Datalink trilha o caminho certo, quando coloca a qualidade dos cabos em primeiro lugar. A sensação da música acontecendo na hora foi um show à parte”, afirma Fernandes.

Público lotou estande da Datalink os três dias do evento. Crédito: Cristina Harms Camanho.

Quem também deu uma chegada no estande da Datalink foi a embaixadora do Conecta+, a baterista mirim Beatriz da Silva Ferreira, a Bibi, de nove anos de idade. Ela nos deu uma palhinha do seu som, tocando a bateria do nosso palco. Bibi, que pode ser seguida no Instagram (@Bibi_na_batera), toca o instrumento desde os quatro anos de idade, inspirando outras crianças ao redor do mundo.

Qualidade de ponta a ponta
Para garantir a alta performance dos cabos de sonorização, a fabricante, como explica o gerente e guitarrista, está sempre em busca de inovações e processos de produção modernos que agreguem ainda mais valor ao produto. “Fazemos isso com um processo fabril que, de ponta a ponta, se pauta pela qualidade. Desde o insumo utilizado – como o cobre, de procedência qualificada e correta –, maquinário moderno, a organização da fábrica, laboratório de qualidade com testagem regular da matéria-prima ao produto finalizado, atendimento especializado da equipe de vendas, colaboradores satisfeitos e engajados, e uma logística que permite a entrega dos nossos cabos no prazo certo em todo o Brasil. O resultado de uma empresa bem organizada é cabo de qualidade que entrega o melhor som”, relaciona Maurício Fernandes.

Desde 2015, a fabricante, cujo complexo industrial está instalado na cidade de Embu das Artes (SP), está no mercado de sonorização e conquistou um lugar de destaque quando o assunto é cabo de qualidade e excelência. A prova, como destaca Maurício Fernandes, são os artistas da marca, em estilos diversos, do rock, jazz, blues, MPB, gospel, entre outros.

Feedback importante
Para a coordenadora de Marketing da empresa, Cristina Harms Camacho a participação em eventos, como o Conecta+ Música & Mercado, é um momento de maior crescimento para a equipe Datalink, “da área de engenharia e produtos à parte de vendas”. Para ela, o feedback que se tem do público é incrível para o aperfeiçoamento e até a criação de novos de produtos. “É uma experiência viva do que o artista quer e precisa. Além disso, também tivemos o business-to-business (B2B) e o business-to-consumer (B2C), no contato com empresas e com o cliente final”, acrescenta.

Para o Conecta+, de 29 de setembro a 1º de outubro último, a Datalink organizou um estande com uma equipe de vendas preparada para atender ao público da indústria musical, mostrou a qualidade dos cabos de sonorização e acessórios in loco em apresentações musicais diárias.

Ainda no último dia do evento, a fabricante teve um dos seus gerentes de venda, Mário Garcia, agraciado com o “Prêmio Anafima – Trajetória e Legado”, da Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), que premiou os profissionais do mercado da música que, ao longo dos anos, dedicaram-se com paixão e excelência ao setor. “Foi uma honra para nós essa premiação, termos um talento da empresa reconhecido. Por isso, avalio como muito positiva a participação da Datalink no Conecta+ e já estamos nos preparando para os próximos eventos”, diz Cristina Harms Camacho.

Para o guitarrista e gerente de Vendas Maurício Fernandes, a Datalink se mostrou antenada com o que há de mais novo na indústria da música, por isso levou uma proposta de exposição moderna, sustentável e agregadora. “A Datalink veio muito forte e se consolidou como uma marca de qualidade, que gosta de interagir com o cliente, o músico, o consumidor final. O olho no olho é infalível para as boas relações de negócio”, destaca.

 

Conecta+ Música & Mercado 2023

 

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Gerente da Datalink recebe prêmio da Anafima por legado ao mercado da música

Gerente da Datalink recebe prêmio da Anafima por legado ao mercado da música

Mário Garcia estruturou a parte de produtos de sonorização da empresa a partir de 2015

 

Embu das Artes, 9 de outubro de 2023 – Em 30 de agosto último, o gerente de produtos da Datalink, Mário Garcia, foi informado pela Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima) que seria agraciado com o “Prêmio Anafima – Trajetória e Legado”. A honraria destaca os profissionais do mercado da música que, ao longo dos anos, dedicaram-se com paixão e excelência ao setor.

A homenagem teve como objetivo principal consagrar profissionais que, por meio de suas ações e exemplos, têm sido pilares na construção e fortalecimento da indústria da música no Brasil. “Foi realmente uma surpresa que me deixou muito emocionado e feliz pelo reconhecimento do meu trabalho há mais de 30 anos. É incrível a sensação de dever cumprido para entregar os melhores produtos para a cena musical e de entretenimento do País e também da América Latina”, diz Mário Garcia.

Mário Garcia (segundo da dir. para a esq.) entre outros agraciados pela Anafima. Crédito: Divulgação | Anafima.

A solenidade de entrega do prêmio foi realizada neste 1º de outubro, no último dia do congresso da feira Conecta+ Música e Mercado, iniciada em 29 de setembro, no Transamérica Expo, em São Paulo (SP), em que a Datalink participou como uma das expositoras. “Sem a dedicação e competência da equipe e a sensibilidade da diretoria não seria possível conquistar um prêmio tão importante. Por isso, quero compartilhar essa honraria com toda a equipe e a diretoria da Datalink. Ao mesmo tempo, destaco o papel importante da Anafima em acompanhar o nosso empenho para engrandecer o setor musical”, agradece Mário Garcia.

Foi uma homenagem tocante e memorável durante a feira e congresso Conecta+ Música & Mercado. Este evento, que é um marco no calendário da indústria musical, tornou-se palco para uma celebração especial que visou honrar aqueles que têm dedicado suas vidas à música, deixando um legado inestimável às futuras gerações.

Como tudo começou
A honraria da Anafima fez Garcia voltar no tempo. Ele lembra: “A paixão pela música me acompanha desde criança.” Garcia acabou cursando a faculdade de Ciências Contábeis, que lhe trouxe outros saberes importantes para se dedicar ao que realmente gostava de fazer, estar perto de tudo que se relacionava à música. Foi assim que, em 1988, aos 30 anos de idade, não pestanejou em aceitar o primeiro convite para trabalhar numa empresa de fabricação de cabos de sonorização. “Agarrei a oportunidade. Fiz a chamada transição de carreira da contabilidade para o mercado da música, e não me arrependo um segundo sequer da escolha”, afirma.

Mário Garcia exibe diploma de premiação ao lado da família. Crédito: Cristina Harms Camacho.

Conhecer as exigências do mercado de música e entretenimento para quem gosta do que faz é quase um dever, pontua Mário Garcia, hoje com 65 anos de idade e 35 de carreira. “Acredito que o segredo para estar num setor tão competitivo e exigente, é saber observar as necessidades dos artistas e também do público”, ensina o gerente de produtos da Datalink. Ele é taxativo: “Não há sobrevivência possível e digna, nesse setor, se não se oferecer produtos de alta qualidade e performance.”

Como ele mesmo destaca, é aqui que entra a Datalink, fabricante de cabos coaxiais e conectores também para o setor musical e de entretenimento. “Estou nessa grande empresa desde 2015. Fui convidado por um dos sócios-diretores e posso dizer com toda a sinceridade: foi a melhor decisão na minha vida profissional.”

Qualidade sempre
Garcia entrou na empresa juntamente com o início da linha de produção de cabos de sonorização e iluminação. Ele estruturou toda a parte dessa nova linha, da produção à área comercial. “O nosso objetivo era atender ao mercado nacional e também da América Latina”, recorda. E acrescenta: “Foi muito interessante, pois trazia a bagagem desse mercado, repito, exigente, para a Datalink. O resultado é que a empresa apostou na produção do melhor cabo para competir com respeito nesse mercado. Porque o nosso objetivo é atender ao cliente final, que é o artista e, sem dúvidas nenhuma, o público.”

A qualidade, endossa Mário Garcia, é inegociável para a Datalink. “O som de um instrumento, de um microfone, de um amplificador, da caixa acústica, enfim, não pode falhar; assim como todo o sistema de iluminação. Esse cuidado, a Datalink tem com todos os seus clientes, que podem estar numa apresentação em grandes palcos, como o Lollapalooza, no final da Stock Car, ou em espaços como igrejas, associações etc. A qualidade do nosso cabo será a mesma, não falhará, entregará o melhor som”, relaciona o gerente.

Para garantir a qualidade dos cabos da Datalink, Mário Garcia explica que a empresa usa matéria-prima com procedência qualificada, embarca tecnologias modernas, está sempre fazendo inovações no processo de produção, adquirindo equipamentos novos etc. “Somos uma empresa organizada para entregar os produtos exatamente como está descrito na parte técnica”, elogia o gerente.

Competências técnicas e humanas
Segundo Garcia, é interessante observar a convergência entre a qualidade dos produtos e a diretoria da empresa. “Entendo que é bem difícil alcançar excelência no que se faz sem combinar a parte técnica com a humana. E isso tem na Datalink, dos sócios-diretores aos colaboradores – do chão de fábrica aos escritórios. O lado humano é muito visível no nosso dia a dia na fábrica”, elogia.

A trajetória profissional de Mário Garcia pontuada por sua dedicação ao mercado da música, contribuindo significativamente para o crescimento, inovação e desenvolvimento do setor, como a Anafima define a premiação, deve servir como um legado para futuras gerações. “O prêmio da Anafima, associação tão importante para a cena musical, renova minha vontade de prosseguir com o meu trabalho na Datalink, que me acolheu desde o início valorizando o profissional que sou”, destaca.

Como ele mesmo observa, uma relação construída nos bons e maus momentos: “Tive um problema de saúde muito sério, que me obrigou a ficar afastado por bons meses da Datalink, mas nunca me senti pressionado pela empresa. Ao contrário, ela me ajudou o tempo todo até a minha recuperação total e garantiu o meu cargo na minha volta ao trabalho. Quem mexe com música, com cultura, com arte precisa realmente ter essa sensibilidade.”

Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos e conectores de alta qualidade e performance de comunicação e controle para aplicações industriais, agrícolas e smart cities e com a certificação Great Place to Work (GPTW). Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende diversos segmentos econômicos, entre eles: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização e telecomunicações. A história da Datalink lembra histórias de empresas como Embraer, Embrapa, Petrobrás e Weg, entre outras, que mostra a capacidade industrial e competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Mais informações em
www.afdatalink.com.br.

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Datalink: moderna, organizada e bonita

Datalink: moderna, organizada e bonita

Produtora de cabos coaxiais e conectores, além de projetos especiais, está há 30 anos no mercado

Embu das Artes, 26 de setembro de 2023 – A Datalink – fabricante brasileira de cabos, conectores e sistemas, há 30 anos no mercado, localizada em Embu das Artes (SP) – acaba de lançar seu novo vídeo institucional realizado pela produtora audiovisual Time Riding, da capital paulista, numa concepção diferente que traz muito dinamismo para mostrar como uma empresa de cabos pode ser organizada e bonita.

O vídeo possui apenas dois minutos, mas consegue transmitir a mensagem da marca, a qualidade, por meio de uma filmagem dinâmica e objetiva. “Optamos realmente por um modelo alternativo sem narração formal e sem apresentar uma história linear com muitos dados e informações. O objetivo realmente era um vídeo fácil e empático”, explica Cristina Harms Camacho, coordenadora de Marketing da Datalink.

Heitor Teles, Dan Reis e Cristina Harms Camacho durante as filmagens do vídeo. Crédito: Time Riding.

O publicitário Dan Reis, diretor e fundador da Time Riding, que está há 17 anos no mercado, observa que o novo vídeo da Datalink nasce com essa concepção de não contar a história da empresa nem os produtos finais que ela produz. “Ele [o vídeo] foi todo baseado em mostrar a grandiosidade de sua linha de produção e a qualidade de sua fabricação em geral. Então foi bem fácil para nós utilizar apenas as imagens reais de um espaço limpo, moderno e com funcionários que literalmente vestem a camisa”, explica o especialista.

Para esse formato, Reis sugeriu utilizar imagens “feitas em um voo com drone FPV [First-person view], que por ser pequeno e ágil, pode passar por espaços estreitos, proporcionando ângulos surpreendentes”. Mas como ele mesmo faz questão de ressaltar, um trabalho que só poderia ser possível com “um piloto experiente e habilidoso”. É aí, como ele mesmo diz, “que entra o Heitor [Teles] na história”.

De hobby à profissão
Heitor Teles, engenheiro de produção formado pelo Instituto Federal de São Paulo, participa de corridas de drones, as Drone Racing, desde 2016, quando ganhou a volta mais rápida em torneio realizado na Califórnia (EUA). Desde então, Teles já participou de corridas no México, quando ficou em terceiro lugar no torneio latino-americano, em 2017, e alcançou outras conquistas em campeonatos na Turquia, Coreia do Sul, Brasil entre outros países.

Teles diz que a pilotagem de veículos aéreos não tripulados entrou em sua vida como hobby, por volta do ano de 2015. “Comecei montando o meu drone. Logo de cara comecei a pilotar num estilo diferente, que se chama FPV. Então, montei meu drone do jeito mais rústico possível, economizando nas peças, até porque tinha acabado de deixar meu primeiro emprego na minha área de formação, que é engenharia”, lembra.

First-person view
O estilo de pilotagem FPV é quando se coloca uma câmera dentro da pequena aeronave e utiliza-se óculos que acompanham a filmagem ao vivo da câmera colocada no drone. Isso permite que o piloto veja o que o quadricóptero está vendo e também torna mais fácil evitar obstáculos do que a linha de visão permite.

Heitor Teles na pilotagem do drone na fábrica da Datalink, em Embu das Artes. Crédito: Time Riding.

A pilotagem de drones virou sua profissão entre os anos de 2018 e 2019, atendendo ao mercado audiovisual – publicidade, longas-metragens e séries. Heitor Teles faz questão de destacar que “somos pioneiros em voar câmeras grandes aqui no Brasil, da GoPro, câmera principal do FPV, até às câmeras de cinema Red Komodo ou Blackmage 4k e 6k”. A utilização de equipamentos mais sofisticados, fez com que Teles participasse de grandes projetos, como a série “DNA do Crime”, original da Netflix que vai ser lançada ainda este ano e a quarta temporada da série “Arcanjo Renegado”, original do Globoplay, entre outros.

Take único
Segundo Teles, o grande diferencial do trabalho com a Datalink foi fazer a filmagem num só take. “Todos os processos que o drone passou no tour que fizemos na empresa, desde o momento em que estamos lá em cima filmando os acessos à empresa, pelo Rodoanel [Governador Mário Covas] e pela [rodovia] Régis [Bittencourt], inserções das etapas da fabricação, o galpão de carga e descarga e finalizando do alto mostrando a fachada da empresa”, explana. Dan Reis reforça: “Trabalhamos com um vídeo inteiro gravado em plano-sequência, ou seja, sem cortes.”

Take
Quer dizer “tomada”, ou seja, tudo que é registrado pela câmera desde o momento em que ela é ligada (
Rec) até o momento em que ela é desligada (Stop ou pause).

O diretor da Time Riding diz que após assistirem à primeira versão do vídeo, “a equipe da Datalink gostou tanto que decidiu incrementar o material, inserindo detalhes de sua produção, e transformando o vídeo em um novo vídeo institucional, de fato, misturando a experiência FPV com detalhes que mostram a qualidade de sua produção. Todo processo foi feito de forma bastante colaborativa entre a área de comunicação da empresa, os diretores e nós da produtora”, descreve.

O piloto profissional Heitor Teles reforça que antes das filmagens, ele e a equipe da Time Riding fizeram uma espécie de “reconhecimento” da fábrica. “Andamos em todas as áreas, conversamos com as pessoas”, informa.

De acordo com Dan Reis, o desafio maior na parte final da produção do vídeo, ou seja, na edição, foi garantir “a sincronização da velocidade do voo do drone com a música, para criar momentos de mais impacto, fazendo o vídeo ser dinâmico, e assim passar a impressão de que ele é mais curto do que parece”.

Já o desafio nas filmagens do drone, segundo o piloto profissional Heitor Teles, gravando-se num take apenas, foi não repetir caminhos, girar a câmera o menos possível para não desorientar quem está assistindo ao vídeo e ter uma lógica sequencial do processo produtivo. “Fizemos isso passando pelos escritórios, na parte administrativa, saímos por uma janela para mostrar a fábrica, passando por todo o maquinário e saímos de novo para finalizar com a fachada da empresa”, pontua.

Contar história real
O resultado, comemora a coordenadora de Marketing da Datalink, Cristina Harms Camacho, foi incrível: “Queríamos realmente criar essa sensação de que uma empresa que fabrica cabos coaxiais para diversas finalidades – da automação industrial à sonorização –, que mexe com diversos tipos de metal, como o cobre, que vem em bobinas grandes, pode ser bonita, organizada e limpa.”

Para o diretor da Time Riding, é preferível contar histórias reais do que inventá-las. Ele elogia: “No caso da Datalink, a matéria prima deles é uma fábrica limpa, moderna, iluminada e com funcionários bastante colaborativos. Tudo isso facilitou nosso trabalho.”

É o segundo vídeo que a Datalink faz com a Time Riding. O primeiro, lembra Camacho, foi em 2021 e já deu muito certo. “Como de lá para cá, a empresa adquiriu novos equipamentos, modernizou ainda mais a produção, ganhou em produtividade e conquistou novos clientes, nada mais justo do que mostrarmos toda essa evolução. Mas, desta vez, queríamos mostrar de forma diferente. Ou seja, sem mostrar tantos os detalhes, mas causar impacto mostrando a grandiosidade, organização e beleza de uma fábrica que produz cabos de excelência e qualidade para todo o Brasil e para projetos internacionais”, diz Camacho.

 

Assista ao vídeo, a seguir

Datalink, o som da qualidade, participa da Feira Conecta+ Música & Mercado 2023

Datalink, o som da qualidade, participa da Feira Conecta+ Música & Mercado 2023

Fabricante expõe cabos de excelência a produtores de conteúdo e musicais, artistas, músicos, estúdios e lojas de áudio e instrumentos no maior evento da América Latina

Embu das Artes, 21 de setembro de 2023 – Há 21 anos no mercado promovendo negócios na área da música, a Feira da Música Conecta+ Música & Mercado acontece, neste ano, de 29 de setembro a 1º de outubro, na Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). O evento reúne artistas, empresários, músicos, estúdios, lojas, fabricantes, importadores, gravadoras etc. A Datalink, há 30 anos no mercado brasileiro, participa da feira com estande levando alta qualidade e performance em termos de cabos, conectores e sistemas para quem precisa entregar o melhor resultado no mercado da música e do entretenimento. O estande da Datalink é o de número 101, que fica na esquina das ruas C e 2.

A Datalink levará seus cabos de sonorização de qualidade que atendem artistas, produtores, técnicos e todos os profissionais da cena musical, de áudio e de produção de conteúdo. A equipe da Datalink está preparada para mostrar o que há de melhor no mercado de áudio que une custo e benefício, apresentando toda a linha de sonorização. “A Conecta+ é o coração pulsante do mercado de audiovisual com as melhores marcas de áudio e instrumentos e reunindo produtores, artistas e imprensa musical em um ambiente dinâmico e inspirador”, observa Maurício Fernandes, gerente de Vendas da Datalink e guitarrista com carreira de mais de 30 anos.

#Escutenossocabo
A Conecta+ é um centro de aprendizado e networking, com mais de 70 palestras, workshops e painéis com personalidades da música de todo o globo, discutindo as tendências futuras da música no Brasil e no mundo. Como destaca o gerente da Datalink, é uma fonte incrível de conhecimento, onde estarão expostas as principais tendências de mercado, soluções para eventos, tecnologia da música, aplicativos, instrumentos musicais, acessórios e educação. “É uma forma de reunir o que há de melhor no mercado, por isso a Datalink se faz presente”, elogia.

Um local perfeito para impulsionar o mercado de audiovisual do País e da América Latina com as melhores práticas técnicas e profissionais por parte dos fabricantes de produtos de alta tecnologia, como os cabos e conectores da Datalink. “Sem dúvidas, é com isso que precisamos nos comprometer com os para produtores de conteúdo e musicais, artistas, músicos, estúdios e lojas de áudio e instrumentos, oferecer produtos de excelência”, ressalta o gerente de vendas da Datalink. Ele completa: “É esse propósito, de oferecer produtos de alta qualidade, que a Datalink apresenta seus produtos nessa nova edição do Conecta+. É sempre motivo de muita satisfação poder estar na feira.”

Para Maurício Fernandes, é uma oportunidade de ouro para conversar diretamente com os tomadores de decisão, fazer negócios, tirar dúvidas e conferir a evolução do mercado. “A marca Datalink, o som da qualidade, está pronta para levar o melhor para a Conecta+ Música & Mercado. Sabemos que é uma chance incrível de se conectar, aprender, fazer negócios e celebrar a música”, pontua Maurício Fernandes, gerente de Vendas da Datalink.

A fabricante vai levar a família de cabos de sonorização que compreende as linhas Revolution, Garage, Pop e Studio. E também a parte de acessórios e conectores.

#Datalink #GarageLine #PopLine #RevolutionLine #StudioLine #cables #ConectaMusicaEMercado #music #escutenossocabo

Serviço
O que: Participação da Datalink na Feira da Música Conecta+ Música & Mercado (https://afdatalink.com.br/)
Quando: De 29 de setembro a 1º de outubro de 2023
Horários: Sexta-feira: 11h-21h | Sábado: 10h-21h | Domingo: 10h-20h
Local: Estande 101 (esquina entre as ruas C e 2) na Transamérica Expo Center, em São Paulo | Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo
Contato com a imprensa: Rosângela Ribeiro Gil
(13) 99712-8067
imprensa@afdatalink.com.br

 

Dia do Baterista, músico que reúne talento, habilidade e carisma

Dia do Baterista, músico que reúne talento, habilidade e carisma

Entrevistamos o baterista e maestro Ulysses Sebastião que usa cabos Datalink em suas apresentações

Vinte de setembro é celebrado o Dia do Baterista, músico que, geralmente, fica posicionado no fundo do palco. A data é uma homenagem aos músicos percussionistas que dão ritmo à música e que reúnem muito talento, habilidade, carisma e preparo físico! A bateria é um instrumento versátil utilizado em diversos estilos musicais, do jazz ao samba. A Datalink, fabricante de cabos de sonorização, rende sinceras homanagens aos e às bateristas que entregam tudo.

Ao longo da história, bateristas deixaram sua marca na música e grandes legados que passam de geração para geração, com apresentações icônicas quando utilizam as mãos e até os pés para tirar o melhor ritmo musical.

Como os próprios músicos gostam de destacar, não existe um padrão para o que é uma bateria ou como deve tocar um baterista. A bateria é composta de diversas peças e cada músico pode personalizar para ter o som que precisa. Por exemplo, Ringo Starr, da banda inglesa Beatles, usava poucas peças e um conjunto pequeno, já Roger Taylor, da também inglesa Queen, usava muitas peças.

O músico precisa zelar pela sua bateria, por isso, o cuidado está associado desde a manutenção periódica à compra de produtos de qualidade, como cabos, conectores e acessórios. A Datalink tem o compromisso de oferecer a excelência de produtos que vão garantir o melhor som.

Quem comprova a qualidade Datalink é o baterista, professor e maestro de orquestra e coral Ulysses Sebastião: “Posso afirmar que, além do instrumento que temos, é imprescindível ter algo que conecte nossas expressões musicais, algo que pode ter a função de tornar possível o que fazemos uma vez se tornar memorável/eterno, através de uma gravação! Obrigado, Datalink por fazer parte da minha carreira musical e contribuir com tanto! Fico honrado!”

Preparo físico
Para além do conhecimento musical, o baterista precisa reunir outras habilidades. A coordenação motora que um baterista pode alcançar é surpreendente, pois ele pode executar múltiplas ações utilizando cada membro e fazer com que tudo soe de forma perfeitamente sincronizada.

Por ser um músico que utiliza todos os membros do corpo para extrair as melhores notas musicais, bateristas, em alguns casos, prezam muito por exercícios físicos. O importante é aumentar a resistência física dos braços e das pernas para tocar o instrumento sem se cansar com facilidade.

Ulysses Sebastião, baterista, maestro e professor

Ulysses Sebastião. Crédito: Arquivo pessoal.

Nesta entrevista especial pelo Dia Nacional do Baterista, Ulysses Sebastião, artista da marca Datalink, nos fala de como foi o seu “encontro” com a bateria, quais são seus músicos preferidos e como a bateria define e marca o compasso mais rápido ou mais lento de uma melodia.

Além de muita coordenação motora e espacial, relaxamento, leveza e força para extrair o melhor som, Ulysses Sebastião também observa que é necessário saber “tocar” a alma das pessoas e não chegue apenas aos ouvidos.

Entre tantos ídolos, Ulysses cita três bateristas que foram e são importantes na sua trajetória musical como instrumento, Mike Portnoy [baterista e compositor norte-americano, foi baterista oficial e cofundador da banda de metal progressivo Dream Theater], Brian Blade [baterista, compositor e músico de jazz americano] e o brasileiro Rui Motta [baterista autodidata e compositor, participou ativamente dos movimentos iniciais do rock nacional no fim dos anos 1960, até que em 1973 integrou-se aos Mutantes].

Nosso entrevistado, ainda comenta dois filmes que retratam a vida de músicos bateristas, “Whiplash” e “O som do silêncio”. Para ele, ambos mostram que o equilíbrio é fundamental para extrair o melhor do que se gosta. “Pausa também é nota”, ensina Ulysses Sebastião.

Como foi o seu “encontro” com a bateria?
Ulysses Sebastião –
Meu encontro com a bateria foi bem inusitado: comecei na verdade com o violão, como meu primeiro instrumento. Como eu tocava na igreja, o padre da época (Padre Bartolomeu, gente boníssima), comprou uma bateria para a igreja, lembro até hoje, azul bem clarinha e com o som mais iniciante, mas que com o tempo uma afinação mais refinada não deixou desanimar dos objetivos; essa bateria “Collins” fez parte da minha vida como baterista, pois foi a que eu iniciei, e devido à essa oportunidade/contato com o instrumento, foi muito importante na construção como baterista profissional.

O que é ser um baterista? E o que é a bateria numa música?
Ulysses Sebastião –
O que é ser baterista pra mim?! Adorei essa pergunta! Há um certo preconceito sobre o instrumento bateria e o ser baterista na sociedade e inclusive por muitos bateristas, independente do estilo musical, creio fortemente que não se deve bater no instrumento e sim tocar nele, parece uma frase irrisória, entretanto tem sua essência. Creio que todo baterista tem que tocar neste instrumento de forma que atinja a alma das pessoas e não somente os ouvidos, entende?! Ser baterista pra mim, é isso!

Música destaca que pausa também é uma nota. Crédito: Arquivo pessoal.

Quais bateristas lendários, em sua opinião?
Ulysses Sebastião –
São tantos os bateristas lendários, mas vou citar três dos que admiro.

Mike Portnoy, um baterista que tem um bom gosto musical, no estilo Rock/Progressivo é uma ótima referência nas suas composições e toca de um jeito muito padronizado.

Brian Blade, esse cara passou a ser uma referência pra mim depois que meu mentor Zé Carlos, disse que eu tocava parecido com um baterista e se eu o conhecia, sendo que nunca tinha ouvido falar; seu som é complexo, com melodias e ritmos muito soltos, fora do padrão e com excelente bom gosto musical, além de ser multi-instrumentista e compositor. Tem uma carreira admirável…

Rui Motta, este baterista brasileiro me fez conhecer o que é uma partitura de bateria, uma pauta, uma clave e todos os elementos necessários para ler/escrever músicas, foi o primeiro livro de bateria que tive na vida, quando estudava sozinho; extremamente importante pra mim e sou muito grato pela dedicação dele neste material para iniciantes, gostaria inclusive de notícias e conhecê-lo pessoalmente.

O baterista fica, geralmente, no fundo do palco, mas isso não quer dizer falta de protagonismo na música. Você pode comentar um pouco sobre isso?
Ulysses Sebastião –
O baterista não fica necessariamente no fundo, mas fica ao centro do palco ou em locais que todos possam vê-lo, assim como o maestro numa orquestra, somando na condução musical e estando assim como referência nos inícios e términos das músicas. Tem que ficar claro que cada músico tem sua importância por igual, mas o que muda sempre, é a função de cada instrumento.

Alguns filmes clássicos – por exemplo, “Whiplash – Em busca da perfeição” e o “O som do silêncio” – sobre o músico baterista nos trazem toda a complexidade do instrumento e da dedicação do músico. Da coordenação motora, preparo físico aos cuidados com o aprendizado musical. Você pode comentar sobre isso também?
Ulysses Sebastião –
Sobre os filmes “Whiplash” e “O som do silêncio”, podemos pensar de duas formas, ou melhor com duas visões. A mensagem que quero deixar sobre “Whiplash” é: Até que ponto nos submetemos às vontades e desejos do outro para a sua arte, à sua consciência musical e o seu desenvolvimento? Você está disposto/a a arriscar tudo e/ou dedicar toda na sua vida para agradar uma outra pessoa ou obter algo?! A última cena do filme relata, para mim, que nada mais importa, e que a dedicação no instrumento e na música que foi dispensada até o momento foram resumidos em minutos, em um momento, e valeu à pena todo o esforço, primeiramente por você mesmo, sua satisfação pessoal.

Em “O som do silêncio”, vale refletir de que tudo que ouvimos tem influência nas nossas vidas. O protagonista visivelmente é o típico baterista que bate no instrumento e tem certeza que ouve e expressa o que há de melhor em si e para sua vida. Entretanto, há mudanças que se fazem necessárias para o desenvolvimento de cada um. Resumindo: em outras condições físicas e mentais ele viu que é possível contemplar a vida de outra forma. Minha mensagem sobre esse vídeo é “pausa também é nota”.

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YouTube – @ulyssessebastiao

 

A bateria
Ao sentar atrás de uma bateria, o músico, que utiliza baquetas, tem à sua frente diversos tambores e pratos. São eles:
Caixa – um tambor que produz som mais seco e agudo, de formato cilíndrico e com duas peles fixadas em aros metálicos.
Surdo – Fica ao lado direito da bateria e é responsável por dar o tom mais grave é ideal para pontes e transições.
Bumbo – O maior tambor da bateria, posicionado no centro e à frente. Possui um som grave que marca o som da música.
Tons – São tambores que reproduzem variações de sons graves e médios.
Chimbal – São dois pratos posicionados à esquerda do baterista. Podem ser tocados tanto com o pedal quanto com as baquetas. 
Prato de ataque – Utilizados em transições musicais, além do encerramento de uma música.
Prato de condução – Seu som é similar ao de um sino. É usado para conduzir o “groove”, servindo de base para as batidas mais acentuadas.

 

Na Datalink, a satisfação do cliente sempre está em primeiro lugar

Na Datalink, a satisfação do cliente sempre está em primeiro lugar

Dia do Cliente é o dia daqueles que acreditam no trabalho e confiam nos produtos e serviços oferecidos pela Datalink

Embu das Artes (SP), 14 de setembro de 2023 – O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro no Brasil. A data existe desde 2003, quando foi criada pelo empresário João Carlos Rego, no Rio Grande do Sul, para celebrar e estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas. É com esse objetivo que o setor de Vendas da Datalink – fabricante de cabos, conectores e sistemas, sediada em Embu das Artes (SP) – desenvolve seu trabalho. “Temos uma estrutura comercial muito eficiente, pois todos trabalhamos com o mesmo objetivo, a satisfação dos nossos clientes”, destaca a gerente de Vendas, Elizangela das Neves.

Para alcançar essa relação baseada na confiança, diz ela, a Datalink conta com uma equipe de vendedores técnicos, que conhecem os produtos e suas aplicações. “Procuramos sempre dar cursos técnicos sobre os nossos produtos, para que todos aprendam, estejam capacitados a responder às dúvidas dos clientes, consigam evoluir e crescer profissionalmente. Além de ter treinamentos diretamente na fábrica para saber como se produz um cabo”, informa a gerente.

Os valores que norteiam o relacionamento com o cliente e que fazem a boa diferença na hora da fidelização, avalia Elizangela, são “confiança, honestidade, a qualidade dos produtos que oferecemos e a satisfação dos nossos clientes. É um modelo de relação empresa e cliente imbatível”, define.

Para a satisfação do cliente, Elizangela relaciona cumprir rigorosamente o que se promete na hora da venda, por exemplo: prazo de entrega e configuração do produto. “O cliente sempre comprará e receberá exatamente o que solicitou, não há enganação”, ressalta a gerente, acrescentando, “temos uma marca a zelar, que está há mais de 30 anos no mercado”.

A Datalink, prossegue ela, é uma empresa 100% nacional que fabrica cabos de alta qualidade e está sempre em busca de aperfeiçoamento, “temos seriedade em tudo aquilo que nos propomos a fazer. Contamos, ainda, com uma área técnica altamente qualificada que desenvolve produtos e projetos específicos, inclusive, até para nacionalizar produtos que hoje são importados, com confiança, honestidade, qualidade, prazo de entrega reduzido e atendimento personalizado”.

Elizangela das Neves: “Queremos garantir a melhor experiência do consumidor na Datalink.” Crédito: Cristina Harms Camacho.

Entender a necessidade do cliente
A gerente de Vendas da Datalink observa que “queremos encantar nossos clientes com a experiência de compra e entendemos que a parceria é boa quando é vantajosa para todos os envolvidos. Sempre nos colocamos no lugar dos nossos clientes para entender as suas necessidades e propor soluções que ajudem a resolver seus problemas e/ou suas dificuldades”.

Elizangela das Neves explica, ainda, que muitos clientes têm dúvidas sobre qual produto utilizar ou se aquele produto vai atender ao seu projeto, “por isso, a nossa equipe trabalha as necessidades apresentadas para elaborar o projeto baseado no que ele precisa”. Ela acrescenta: “As dúvidas que surgem, nesse contato com a área de Vendas, mudam de cliente para cliente, pois cada um possui uma necessidade de aplicação e atendimento diferente. Aqui, reafirmo, entra o preparo técnico e profissional da nossa equipe para atender da melhor forma possível o cliente.”

A Gerência de Vendas da Datalink atende a todo tipo de demanda na área de cabos, conectores e sistemas. “Tem cliente que já sabe quais os produtos que precisa e até suas nomenclaturas; outros, todavia, nos procuram apenas com a necessidade, mas sem saber ainda qual o produto”, informa Elizangela das Neves.

Nessa hora, a equipe de vendedores da empresa procura entender melhor a sua aplicação e o que ele considera importante que o cabo atenda, com essas informações. “Realizamos quase que uma consultoria, nesse caso, pois conversamos com a área de Engenharia da Datalink sobre o projeto demandado por aquele cliente especificamente. O contato com a engenharia ocorre principalmente quando temos cabos que são para aplicações especiais e precisam de desenvolvimento”, explica. E acrescenta: “Queremos garantir a melhor experiência do consumidor na Datalink.”

Elizangela das Neves lembra, ainda, que na crise pandêmica da Covid-19, em 2020, a Datalink conseguiu inovar e manter a melhor relação com o consumidor. “Criamos o tour virtual. Como o cliente não podia vir até à fábrica, em Embu das Artes, a Datalink foi até ele. Abrimos a nossa fábrica, em detalhes, nessa visita online ao vivo”, destaca. 

Pós-venda
A venda não se encerra com a compra do cliente, garante a gerente Elizangela das Neves, “a nossa equipe vai fazer o acompanhamento da entrega do produto para ter certeza de que o cliente recebeu o material dentro da sua expectativa e necessidade”. 

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