Empresa produz cabos para equipamentos de som e instrumentos e tem entre seus clientes, as bandas Skank, Jota-Quest e Roupa Nova.
Embu das Artes (SP), novembro de 2022 – A Datalink, empresa de cabos e conectores de alta qualidade e performance de comunicação e controle para aplicações industriais, agrícolas e smart cities, homenageia os músicos brasileiros neste 22 de novembro, Dia do Músico. Fabricante de cabos de sonorização, utilizados em instrumentos e equipamentos de som, a Datalink tem entre seus clientes, as bandas brasileiras Skank, Jota-Quest e Roupa Nova. Os cabos da empresa também estiveram nos palcos do Lollapalooza, em julho de 2022.
O guitarrista e professor de música Maurício Fernandes, Gerente de Vendas da Datalink, observa que um cabo que conecta uma guitarra, violão, contrabaixo, teclado, microfones ou outros instrumentos e equipamentos pode ser o “mocinho” ou o “vilão” de uma apresentação musical. Isso equivale a dizer, como ressalta, que os cabos de sonorização são componentes indispensáveis à interligação dos equipamentos entre si e do amplificador às caixas acústicas: “Eles merecem ser escolhidos com o mesmo cuidado e atenção que instrumentos e demais equipamentos, como processador, amplificador etc. O mesmo cuidado que temos ao escolher a marca de uma guitarra, por exemplo, precisa ser dedicado ao cabo que vai conectar esse instrumento para que a entrega daquela potência seja a mais perfeita.”
Segundo o gerente, a qualidade de um cabo está diretamente ligada ao processo de fabricação, que começa com a própria utilização de matéria-prima que não pode ser reciclada, “porque se deve usar material que não seja reciclado”, explica Fernandes, e acrescenta que se precisa estar atento ao processo de trefilação, a veia do cabo e o tipo de isolamento feito.
A linha de montagem dos cabos Datalink envolve um processo cuidadoso de qualidade em todas as suas fases. Não é à toa que o lema da empresa está afixado no complexo industrial, em Embu das Artes (SP): “Nós não controlamos qualidade, nós fabricamos qualidade.”
A Datalink trabalha com insumo de primeira qualidade, ele é que garante o resultado final. Além disso, todo o processo de produção é acompanhado pelo setor de engenharia da empresa. São detalhes que fazem a diferença no produto final.
Por exemplo, um cabo mais flexível da Datalink significa a utilização de um PVC emborrachado que não é reciclado. São pequenos detalhes, reforço, que fazem a grande diferença e fazem da Datalink uma empresa que preza pela qualidade e por resultados, de ponta a ponta, da empresa ao cliente e consumidor.
Maurício Fernandes explica que a Datalink não trabalha com cabos desbitolados, ou seja, aqueles que não têm a quantidade suficiente de cobre para atender à corrente para a qual foi adquirido. “Isso interfere diretamente na sonoridade, além de ser desleal com o consumidor. Na Datalink, a centimetragem que informamos é a que tem no produto realmente”, destaca o gerente.
Outra prática incorreta, afirma Fernandes, é deixar uma capa grossa externa do cabo para tentar confundir o consumidor. Não confunda uma capa com o que tem dentro do cabo, porque a capa não conduz, ela é só um PVC emborrachado. O que conduz é o que está dentro.
Escute o nosso cabo
A Datalink, para atestar a qualidade do produto que entrega, realiza o workshop “Escute o nosso cabo” em todo o Brasil junto aos clientes, como em lojas de instrumentos musicais. “A experiência realmente tem sido positiva porque o feedback dos compradores é imediato. Eles percebem, na nossa apresentação, a diferença do som com os cabos da empresa”, garante Maurício Fernandes.
O músico e gerente de vendas da Datalink brinca que esse tipo de experiência mostra a inconsistência de práticas de alguns compradores, que pagam R$ 5 mil numa guitarra ou R$ 3 mil num amplificador, mas que pedem um cabo de brinde. “Isso não faz o menor sentido”, afirma.
Hoje, a Datalink utiliza, na linha Studio, uma tecnologia chamada expansão a hidrogênio, que aumenta a condutividade do som, reduzindo perda de frequências. Algumas pessoas percebem isso dizendo que o som aumentou, mas, na verdade, são frequências perdidas no caminho por cabos ruins. Os cabos de alta performance da Datalink resgatam essa perda.
Numa gravação de estúdio, o que mais se quer é entregar para o engenheiro de som ou gerente o som pronto – do instrumento até a plataforma de gravação – com 100% de qualidade. Quem vai garantir isso é o cabo de qualidade.
Tipos de cabos de sonorização produzidos pela Datalink
A Datalink tem uma linha de sonorização muito grande, desde cabos P2 que ligam celular. Mas vou falar especificamente dos cabos montados de instrumentos que têm três linhas: Pop, Garage e Studio. Todas elas são conexões de instrumentos, como guitarra, violão, contrabaixo, teclado etc. Temos a linha de microfones na linha Garage também, a Revolution. Temos cabos de conexão de caixa acústica ou que conectam cabeçotes em caixas de guitarra. Temos conectores que ligam P2 com saída para uma mesa de som.
O que se destaca dessa linha é a qualidade sonora, você irá ouvir “agudos” mais “brilhantes”, “graves” mais “definidos”, tudo mais alto e claro, dando total apoio ao timbre do seu instrumento. Os modelos de contrabaixo Double e de guitarra 100 acompanham um certificado de qualidade que demostra graficamente o poder desse produto (testes foram realizados em estúdio profissional).
Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos e conectores de alta qualidade e performance de comunicação e controle para aplicações industriais, agrícolas e smart cities. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende diversos segmentos econômicos, entre eles: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização e telecomunicações. A história da Datalink lembra histórias de empresas como Embraer, Embrapa, Petrobrás e Weg, entre outras, que mostra a capacidade industrial e competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Mais informações em www.afdatalink.com.br.
Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br
(13) 99712-8067