Há 30 anos no mercado, empresa iniciou com cabos de telecom e expandiu produção para outros setores.
Embu das Artes, 6 de dezembro de 2022 – Os profissionais de engenharia com registro ativo somam, segundo estatísticas do Sistema Confea-Creas, 1.073.317 em todo o Brasil [o número se refere à pesquisa realizada no Sistema, em 5/12/22]. A profissão é regulamentada por lei federal (5.194) e está associada ao desenvolvimento de uma sociedade. Já em seu Art. 1º, a legislação estabelece: “As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano..”.
Portanto, com o objetivo comum baseado em princípios e valores éticos profissionais, a prática da engenharia se conecta ao cuidado em defesa do bem-estar da sociedade e do desenvolvimento sustentável do País.
Com esse propósito, engenheiros e engenheiras desenvolvem suas atividades nas mais diversas áreas – da cidade ao campo, da fábrica aos espaços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) – entregando obras de infraestrutura, ciência e soluções as mais diversas para o crescimento de uma economia.
Por isso, neste 11 de dezembro, Dia do Engenheiro, é inspiradora a criação da empresa Datalink, em 1993, que lembra histórias como as da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Petrobrás, entre outras. Todas mostram a capacidade industrial e competência dos engenheiros brasileiros à frente de grandes projetos.
Os fundadores da Datalink – empresa de cabos e conectores há 30 anos no mercado – são engenheiros egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dos cursos de Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica e de Engenharia Eletrônica.
Os dois profissionais, no início da década de 1990, num Brasil imerso em instabilidade econômica, arregaçaram as mangas, perceberam a oportunidade que se avizinhava e criaram a Datalink, empresa inicialmente fornecedora de cabos coaxiais montados para equipamentos de VSAT, sistema de comunicação muito usado na época para interligar agências bancárias aos centros de processamento de dados dos bancos.
Era o começo de uma grande empresa formada por e com talentos nacionais que deu certo. Hoje, ela tem um complexo industrial sediado na cidade paulista de Embu das Artes e está sempre em busca de novos mercados.
Brasil desafiador
A ideia da Datalink surgiu do espírito empreendedor dos engenheiros que decidiram, no início da década de 1990, deixar carreiras promissoras em grandes empresas e se dedicar ao projeto de uma empresa para desenvolver uma linha de produtos que havia carência no Brasil. À época, iniciava-se a instalação dos sistemas de telefonia celular no País. Em pouco tempo tinha-se um protótipo do que se tornaria a Datalink.
O Brasil da época também era desafiador, inflação alta, total imprevisibilidade, baixa atratividade para investimentos não financeiros, mas sempre achamos que com ideias inovadoras e foco no cliente poderíamos ser bem-sucedidos.
A engenharia estava numa fase de transição entre um período de reserva de mercado para um regime de abertura do País para importação e aumento dos investimentos estrangeiros.
Empresa de inovação
A Datalink começou como uma empresa de desenvolvimento e produção de conectores e montagem de cabos para a indústria de telecomunicações. Em 2003, os sócios-diretores da Datalink decidiram ampliar o escopo e investir na fabricação de cabos que antes compravam no mercado nacional e no exterior, mas continuou-se com foco no mercado de telecomunicações.
A empresa sediada em Embu das Artes se caracteriza por ter como missão desenvolver produtos e soluções para o cliente, nas áreas de engenharia, desenvolvimento e inovação. Isto permitiu a Datalink crescer em novas áreas que necessitem de produtos de conectividade e cabos.
Como uma empresa criada por engenheiros, a Datalink se esmera na qualificação de sua equipe, com um programa regular de treinamento muito bem elaborado que capacita os profissionais para a excelência na execução de todas as atividades.
Agilidade e atualização
Os engenheiros fundadores da Datalink acreditam que um dos méritos para chegar aos 30 anos de empresa, com crescimento constante, foi a agilidade para se adaptar às mudanças. Isso está demonstrando na diversificação da linha de produtos e mercados, tentando minimizar as flutuações e dar estabilidade à empresa.
A estratégia de trabalhar com produtos tecnológicos e de alta qualidade obrigou a Datalink a investir em equipamentos modernos e em treinamento intensivo da equipe, garantindo liderança num mercado muito exigente.
Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos e conectores de alta qualidade e performance de comunicação e controle para aplicações industriais, agrícolas e smart cities. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende diversos segmentos econômicos, entre eles: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização e telecomunicações. A história da Datalink lembra histórias de empresas como Embraer, Embrapa, Petrobrás e Weg, entre outras, que mostra a capacidade industrial e competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Mais informações em www.afdatalink.com.br.
Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br
(13) 99712-8067