Músico Thiago Melo testou o novo cabo em violão e confirma qualidade do produto

 

Embu das Artes (SP), 14 de novembro de 2023 – Neste mês de novembro, a fabricante de cabos e conectores Datalink lança seu mais novo produto da linha de sonorização, o cabo Garage Acoustic, para instrumentos eletroacústicos, destacadamente o violão. Desde 2015 também no mercado de áudio e entretenimento, a marca vem se firmando, na cena musical brasileira, pela alta qualidade e performance dos cabos produzidos, em seu complexo industrial em Embu das Artes, na Grande São Paulo.

A linha Garage Acoustic, ressalta o gerente de vendas e guitarrista Maurício Fernandes, veio para atender à demanda desse público do eletroacústico, que quer entregar o melhor som em suas apresentações e execuções. O eletroacústico é um modelo bem versátil, já que pode contemplar as necessidades do artista tanto no dia a dia quanto no âmbito profissional.

Como observa o guitarrista Thiago Melo, da banda brasileira de hard rock Dr. Sin, que testou os novos cabos, “se você tem o melhor instrumento, o melhor pedal e não usa o mesmo critério na hora de escolher o cabo, tudo pode ser perdido. A música é feita nos detalhes, nas pequenas diferenças”.

Thiago Melo e Maurício Fernandes no estúdio de Robson Stipancovich (da esq. à dir.) na testagem do novo cabo. Crédito: Cristina Harms Camacho.

Ele descreve como foi a experiência na utilização dos cabos Garage Acoustic: “Uma das coisas que percebi de cara foi sentir que as cordas agudas não perdem a propriedade do som, as frequências mais altas não se perdem. Senti mais o som de todas as cordas do violão. O som fica mais completo. É muito difícil você tocar o violão sem pedais e alcançar essa dinâmica. Cabo de qualidade, em resumo.” Confira o teste do músico Thiago Melo aqui.

Foi com o propósito de atender à exigência desse público, que a equipe técnica da Datalink se debruçou no projeto durante mais de sete meses até chegar ao produto, o cabo Garage Acoustic. Segundo o gerente do setor de Produção da empresa, engenheiro Henrique Reis, o projeto mobilizou toda a equipe da área de engenharia. “Fizemos testes práticos e trabalhamos com conceitos elétricos para validação desse projeto”, afirma.

Boom dos eletroacústicos
A ideia de criar a linha Garage Acoustic surgiu das ‘andanças’ do gerente Maurício Fernandes pelo Brasil e, principalmente, em contato direto com artistas dos mais diversos estilos – do rock à MPB. “Atualmente, percebe-se grande procura pelo violão. Ao mesmo tempo, isso cria a necessidade de cabos específicos que atendam às frequências que são diferentes da guitarra e do contrabaixo”, diz.

Atenta a essa tendência, a Datalink entendeu possível desenvolver produtos destinados ao uso específico desse nicho. “Foi uma ideia prontamente abraçada pela diretoria da empresa e, depois do tempo da elaboração do projeto até a fabricação, temos a satisfação de entregar cabos com a mesma qualidade das nossas linhas que já estão no mercado desde 2015”, elogia Fernandes.

Como músico, Maurício Fernandes ressalta que a marca Datalink se consolida, no mercado, em produzir cabos de qualidade para contrabaixo, guitarra e, agora, para o violão eletroacústico. “Lembrando que cada instrumento atua numa faixa de frequência diferente. É possível, claro, utilizar o cabo de guitarra no violão, no contrabaixo etc., por outro lado, pensando em frequências, em som fidedigno, é importante trabalhar com cabos específicos também.”

Teclado e contrabaixo
Se os cabos da Datalink garantem o melhor som de guitarras e contrabaixos, agora eles chegam ao violão e outros instrumentos eletroacústicos. “É um passo que a Datalink dá com muita sabedoria, pois temos know-how na fabricação de cabos de sonorização. E ficamos mais próximos de nichos diferentes da cena musical. Já vou dar até alguns spoilers: a marca já está pensando nos artistas do teclado e já vamos entrar em 2024 com uma linha específica para o contrabaixo, já em fase de teste com as principais referências tecladistas do Brasil. É um projeto aprovadíssimo, um novo sucesso da Datalink com toda a certeza.”

Segundo o gerente de Vendas, a qualidade é inegociável para a Datalink. Com esse propósito, a produção do cabo Garage Acoustic envolveu diversas áreas técnicas da empresa. “No início, foi realmente a ideia, entender a demanda desse nicho de mercado. A etapa seguinte, é a do desenvolvimento do projeto com a área da engenharia e inovação. Projeto feito, passou-se à fase de produção, ou seja, da fabricação do cabo. E tudo devidamente acompanhado pela engenharia para garantir a qualidade do cabo que será entregue ao mercado”, descreve Maurício Fernandes.

Além disso, acrescente, os cabos Garage Acoustic chegam ao mercado com a marca registrada da Datalink, ou seja, um complexo industrial que combina organização, equipe técnica de primeira e motivada, equipamentos modernos, tecnologia de ponta, práticas inovadoras, testagem e uma logística que cumpre prazos em todo o País.

O mercado musical e de entretenimento do País, em 2024, pode esperar, da Datalink, “motivação lá em cima para trazer sempre novidades e inovação. Vejo a Datalink, em 2024, alcançando a liderança nesse mercado tão rigoroso. E conquistar a excelência, também, na comunicação mais direta com o público final, pois os lojistas já conhecem e confiam na marca”, finaliza Maurício Fernandes.

Garage Acoustic por dentro
A linha Garage Acoustic é um produto bem inovador no mercado de áudio atual, no País. A diferenciação de cabos de instrumentos não é muito comum, “por isso, assumimos uma tarefa especial de criar essa linha exclusiva para instrumentos eletroacústicos, notadamente o violão”, diz Henrique Reis.

O teste elétrico, informa o engenheiro, mediu a velocidade de propagação do sinal – que é um elemento elétrico controlado nos cabos de telecomunicações em transmissão de sinal – para se alcançar a menor velocidade para se obter o melhor resultado em termos de som. “O cabo de instrumento eletroacústico tem uma velocidade de propagação menor do que um cabo de guitarra, por exemplo. Geralmente, nossos cabos de instrumentos têm uma velocidade de propagação na faixa de 82%, já o cabo da linha Garage Acoustic está na faixa de 69% de propagação”, explica.

Engenheiro Henrique Reis, da Datalink. Crédito: Cristina Harms Camacho.

Para alcançar essa diferenciação e exclusividade no som, a equipe técnica da Datalink trabalhou “com uma mistura de polímeros de baixa e alta densidade numa proporção exata para se chegar ao timbre do instrumento”, diz o engenheiro.

Outros detalhes destacados pelo gerente de Produção, “são a medida específica do condutor para esse tipo de cabo, a blindagem em cobre – e não em alumínio cobreado que não utilizamos em nenhum dos produtos da Datalink”. Por fim, prossegue ele, o padrão Datalink se completa com o acabamento externo bem bacana, que garante facilidade e segurança no manuseio do cabo para evitar efeitos de memória.

Para Henrique Reis, o lançamento do Garage Acoustic é motivo de muito orgulho, consolidando a Datalink, reconhecidamente uma marca que combina qualidade, performance, segurança e durabilidade. “A Datalink é excelência de ponta a ponta: do projeto, produção à entrega”, exalta o gerente de Produção.

> Confira especificações técnicas e como comprar a nova linha, clicando aqui.

previous arrow
Acoustic (1)
Acoustic (2)
Acoustic (3)
Acoustic (4)
next arrow

Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação de ótima empresa para trabalhar, GPTW (Great Place To Work). Mais informações em
www.afdatalink.com.br.

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br