O preconceito é um fator de risco ao afastar as pessoas do atendimento psicológico. Quem cuida da mente, cuida da vida.

 

O pior obstáculo para a nossa saúde mental é o preconceito. Hoje, vamos falar dos tabus em relação ao cuidado com a saúde mental. Estamos no mês da campanha Janeiro Branco, movimento de conscientização da saúde mental e emocional, que, neste ano de 2024, completa dez anos de existência. O tema escolhido desta edição é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”.

Quantas vezes não ouvimos, ou falamos, que procurar assistência psicológica é coisa “de louco, de fraco ou de mulher”?  

Especialistas da área apontam que esse tipo de preconceito atinge mais o público masculino. Por quê? Porque existe uma crença errada de que “homem precisa ser forte” ou que não pode chorar. Muitos acabam sofrendo silenciosamente, porque têm vergonha de falar sobre seus sentimentos.

As pesquisas mostram que o homem sofre mais distúrbios, complicações de saúde e hábitos ruins (ou vícios) para a sua vida. De acordo com dados do Ministério da Saúde, homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Ou seja, o preconceito não é boa companhia e faz mal à saúde.

Cuidar da saúde mental não deixa um homem menos homem, não faz com que a pessoa seja fraca ou louca. Cuidar da saúde mental promove bem-estar, relacionamentos saudáveis, melhora a autoestima, auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional, auxilia na organização e manejo do tempo.

Há muitos fatores que interferem na nossa saúde mental: responsabilidade familiar, pressão no trabalho, busca pela estabilidade financeira, questões socioculturais, amigos, estudos. Ou seja, estamos o tempo todo sob pressão.

Às vezes, não conseguimos enfrentar tudo isso sozinhos e ficamos nervosos, ansiosos, angustiados. É nessa hora que entra o atendimento profissional especializado. E isso não é sinal de fraqueza, ao contrário, mostra maturidade e inteligência emocional.

Como destacam especialista, infelizmente, as pessoas só procuram a terapia quando já chegaram em seu limite emocional ou já tiveram perdas em algumas das áreas da sua vida: separação conjugal, demissão, crises familiares, entre outras.

Você sabia…
Por que janeiro Branco?

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

 

Por que a cor branca?
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. A campanha tem como objetivo criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral.

Dicas e recomendações
A saúde mental também precisa de cuidados no dia a dia. Por exemplo: priorizar um sono de qualidade, alimentação saudável, fazer atividades físicas – uma boa caminhada, uma corrida ou exercícios físicos numa academia de ginástica. E ainda fazer atividades relaxantes, a meditação é muito legal. É aquele momento que paramos por alguns minutos para prestarmos atenção aos sentimentos, para se ver, ouvir, sentir e acolher emoções (alegrias, tristezas, raivas, ansiedades, medos etc.).

Mas tem um cuidado fundamental para nos ajudar a lidar com a avalanche de sentimentos e emoções: o atendimento especializado. Ele é fundamental para nos ajudar no caminho do autoconhecimento, ou seja, entender o que sentimos e como lidar com emoções.

À equipe Datalink
A Datalink entende importante abordar a questão e reduzir o estigma associado à saúde mental e promover soluções e apoio. Por isso, a empresa, desde junho de 2023, oferece aos colaboradores e colaboradoras atendimento gratuito de consultoria psicológica pelo convênio com a Telavita. As trilhas oferecidas pela plataforma incluem consultas online com psicólogos e psiquiatras, conteúdos educativos, exercícios, treinamentos e outros tipos de cuidado.

Vale repetir: a Datalink oferece benefício gratuito de atendimento semanal.

Benefício
O RH da Datalink informa aos colaboradores e às colaboradoras que utilizem o benefício disponibilizado pela empresa. É um atendimento privado, semanal e online para facilitar a realização das sessões. Se quiser mais informação sobre o Telavita o RH está à disposição. Ou, se preferir, faça o acesso direto fazendo a devida identificação em https://www.telavita.com.br/.

Assista ao vídeo


Sobre a Datalink

A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação GPTW (Great Place To Work) de ótima empresa para trabalhar. Mais informações em www.afdatalink.com.br.

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br