As melhores soluções de cabeamento para diversas áreas, de telecomunicações à sonorização

Embu das Artes (SP), 1º de março de 2024 – A fabricante de cabos coaxiais Datalink completa mais um ano de vida, neste mês de março, reafirmando que a sua maior motivação é a satisfação do cliente. Fundada em 1993, a empresa é fruto do empreendedorismo de dois engenheiros egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Os primeiros passos da empresa coincidem com a fase inicial da implantação dos sistemas de telefonia celular no Brasil.

Inicialmente fornecedora de cabos coaxiais montados para equipamentos de VSAT [sigla em inglês de Very Small Aperture Terminal], sistema de comunicação muito usado, à época, para interligar agências bancárias aos centros de processamento de dados dos bancos, a Datalink expandiu seu mercado e com um diferencial que se tornaria a marca da empresa: a qualidade.

Da primeira sede numa casa alugada no bairro de Campo Belo, passando para uma casa maior em Santo Amaro, ambas na capital paulista, hoje a Datalink está instalada em complexo industrial próprio, em Embu das Artes, na Grande São Paulo, numa área de 11 mil metros quadrados com oito mil metros quadrados de área construída. A fábrica moderna, organizada e bonita, conta com equipamentos de última geração, novas tecnologias e inovações constantes em processos, serviços e produtos. A empresa produz cabos para diversos segmentos em todo o País e também para projetos internacionais.

Na nova fábrica, são produzidos cabos que encontram uma grande variedade de utilizações. Além das telecomunicações, os cabos e conectores da Datalink chegam ao agronegócio, à automação industrial e predial, ao setor automotivo, à área de estética e saúde etc.

Sonorização: grande passo
Em grande e importante salto, a Datalink, em 2013, iniciou a fabricação de cabos de sonorização, que vão levar inovação e qualidade para o mercado musical e artístico brasileiro. Rapidamente, a empresa se torna referência no meio musical e no setor de audiovisual e entretenimento.

Em 2018, novo marco importante na história da empresa, mostra a capacidade de inovação e competência para atender ao mercado em suas necessidades de cabeamento de qualidade, durabilidade e segurança. A empresa foi escolhida para fornecer cabos e conectores para a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil, o acelerador de elétrons Sirius, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). O sucesso na parceria com o CNPEM chamou a atenção da agência governamental australiana Australian Nuclear Science and Technology Organisation (ANSTO) que também adquiriu cabos da empresa.

Equipe Datalink, muito orgulho do que faz. Crédito: Cristina Harms Camacho.

Empresa feita de futuro, a Datalink segue investindo em máquinas de última geração, em equipamentos de controle do processo, na melhoria dos métodos de trabalho, mas, principalmente, na valorização da sua equipe profissional, do “chão de fábrica” aos setores de produtos e engenharia. Para a direção da empresa, o seu maior patrimônio são os colaboradores e colaboradoras comprometidos em atender aos clientes com a máxima qualidade, eficiência e eficácia.

Em 2023, a empresa conquista mais  um reconhecimento da sua trajetória: a certificação internacional GPTW (Great Place To Work) de ótima empresa para trabalhar.

Há 31 anos, a Datalink, empresa genuinamente nacional, combina desafios, empreendedorismo, engenharia, equipe, qualidade, resiliência e perseverança. E, conforme seus sócios-diretores, seguirá trilhando o caminho da produção com responsabilidade e qualidade para elevar o papel da indústria brasileira para o desenvolvimento nacional com criação de produtos com maior valor agregado, de empregos e na valorização de talentos brasileiros.

Para conhecer mais a história da Datalink, inovações e produtos, leia a revista https://8p8cd5.p3cdn1.secureserver.net/wp-content/uploads/2023/05/Revista-30-anos-DLK_04MAI2023.pdf

Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação GPTW (Great Place To Work) de ótima empresa para trabalhar. Mais informações em www.afdatalink.com.br.

Assessoria de Imprensa
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br