A Pesquisa de Clima contou com a participação de 86 colaboradores e teve 92 pontos em favorabilidade ao ambiente de trabalho.
Embu das Artes (SP), 20 de julho de 2023 – A Datalink conquistou o selo Great Place to Work (GPTW). A titulação comprova o compromisso permanente da fabricante de cabos e conectores, há 30 anos no mercado brasileiro, em garantir um ambiente de trabalho saudável que promova o bem-estar dos seus colaboradores. Foi a primeira vez que a empresa participou da rigorosa avaliação da empresa de consultoria GPTW.
O anúncio da conquista foi feito pela gerente administrativa Adriana das Neves, do RH, no dia 14 de julho último, em solenidade que reuniu colaboradores e a diretoria da empresa. O mérito foi comemorado efusivamente pela equipe, confirmando o ambiente saudável e acolhedor da fabricante sediada em Embu das Artes (SP).
Numa tradução livre, para o português, Great Place to Work significa “ótimo lugar para trabalhar”. A expressão está vinculada às melhores empresas para se atuar profissionalmente. Segundo a consultoria GPTW, os principais motivos apontados pelas pessoas para permanecerem nas empresas são oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores entre empresa e colaborador.
A certificação GPTW é fornecida por uma empresa global, criada na década de 1980, nos Estados Unidos, que realiza consultorias para empresas e organizações que estão em busca de obter resultados mais positivos envolvendo o ambiente de trabalho. Anualmente, são realizadas pesquisas cujo resultado se transforma num ranking com as empresas que alcançaram as melhores pontuações em diversos requisitos.
Ser considerada uma empresa ótima para trabalhar fortalece o propósito da Datalink de ser uma empregadora com princípios, o que endossa sua capacidade de atrair, reter e desenvolver talentos. Um ciclo empresarial que gera reflexo social positivo na mesma medida. A Datalink continuará valorizando e apoiando sua equipe de colaboradores em sua jornada profissional.
A Datalink entende que o melhor jogo dentro de uma corporação é o do ganha-ganha, ou seja: para a empresa ganhar em produtividade e expansão de mercado, o colaborador também precisa ganhar em benefícios e ter um ambiente de trabalho seguro, organizado e humano.
Acima da média nacional
As perguntas do questionário da consultoria Great Place to Work estão baseadas em cinco pilares: credibilidade, camaradagem, imparcialidade, orgulho e respeito. A GPTW não divulga publicamente a metodologia e o questionário empregados, ambos protegidos por lei.
Adriana das Neves explicou que a Datalink alcançou números expressivos nos principais critérios e regras da pesquisa, reconhecida e aplicada mundialmente. “Por exemplo, o número mínimo de participantes para validar a pesquisa é de 79, no caso da Datalink, 86 colaboradores responderam, espontaneamente, ao questionário”, informou.
A nota mínima necessária para conquistar o selo GPTW é de 70, a Datalink ultrapassou, e muito, o patamar mínimo, “chegamos a 92 pontos”, revelou, a gerente administrativa, arrancando aplausos da equipe. Ela acrescentou: “No ranking das 150 empresas brasileiras melhores para se trabalhar, em 2022, a média nacional foi de 91 pontos. Ou seja, estamos acima da média!”, destacou.
Ainda relacionando o desempenho positivo da empresa na pesquisa da GPTW, Adriana das Neves informou que a melhor pontuação alcançada foi nos pilares orgulho e camaradagem, totalizando 96 pontos. “Os números só reforçam e confirmam o que já sabemos: não existe empresa incrível sem colaboradores incríveis”, exultou a gerente.
A titulação GPTW preza não apenas nas melhorias organizacionais, mas em garantir um ambiente de trabalho agradável para todos – do ‘chão de fábrica’ ao alto comando empresarial. O objetivo é que colaboradores encontrem um local propício para exercer suas funções e possuam uma identificação maior com a empresa, não apenas atraindo visibilidade para ambos, mas também como forma de aprimorar o ambiente laboral.
Para Adriana das Neves, a pesquisa mostrou, de forma fidedigna, o dia a dia na Datalink. “Temos muito orgulho de trabalhar na empresa, porque há uma conjunção entre o objetivo empresarial e a humanização nas relações de trabalho. Buscamos aprimoramentos e melhorias, sempre. Ganhamos todos quando há equilíbrio entre o que a empresa quer e o que os colaboradores necessitam”, disse.
A certificação é buscada por centenas de empresas, no Brasil. Em 2022, por exemplo, na categoria “Gigantes”, empresas com mais de 10 mil funcionários, conquistaram o selo GPTW: Itaú Unibanco, Magazine Luiza, Porto Seguro, Grupo Boticário, Localiza, Mercado Livre, Vivo, entre outras.
Origem
A pesquisa da GPTW foi iniciada, nos anos 1980, pelo jornalista Robert Levering, que costumava cobrir pautas relacionadas ao trabalho e principalmente a conflitos trabalhistas, nos Estados Unidos. A ideia foi criar mecanismos para diferenciar boas e más empresas nas relações de trabalho.
Em seu trabalho de jornalista, ele percebia que havia muitos colaboradores descontentes com seus empregos, chefes e ambientes de trabalho, mas também que existiam muitas pessoas satisfeitas com suas obrigações dentro dos locais de trabalho. Esse foi o motivo que levou o profissional a se dedicar à montagem de uma consultoria para aprofundar o assunto, surgindo, assim, o Great Place to Work.
Por meio de suas análises, foi possível observar que havia excelentes empresas para se trabalhar e que elas também poderiam ser de qualquer lugar, tamanho e período. Assim como também qualquer uma poderia ser modificada para se tornar um excelente local de trabalho.
O primeiro passo é o questionário online chamado de Trust Index, ou pesquisa de clima organizacional. Após este questionário é gerado um relatório, nele é indicado como os funcionários veem a empresa, dividida em pontos fortes e pontos fracos.
A intenção é desde o princípio observar o que pode ser ajustado, mesmo que o resultado seja positivo a análise será utilizada como instrumento para melhorias contínuas e direcionamento em tomadas de decisões.