Com foco em sustentabilidade empresarial e excelência em qualidade, a empresa se consolidou no mercado nacional e se projeta em vendas internacionais.
Embu das Artes, 4 de maio de 2023 – A Datalink, empresa brasileira que atende ao mercado de cabos e conectores, completou, em março último, 30 anos de atividade ininterrupta. Uma marca que traz muito orgulho para toda a equipe da empresa, dos fundadores aos profissionais dos diversos setores e departamentos – administração, desenvolvimento, engenharia, inovação, apoio e operação.
Um acontecimento para ser comemorado e contado desde os primeiros passos da empresa, em 1993. Criada um ano antes do Plano Real, no auge de uma hiperinflação (40% ao mês) e às vésperas da globalização da economia mundial, a empresa nasceu sob o signo dos grandes desafios, internos e externos.
Para mostrar essa história como exemplo de empreendedorismo e de resiliência, a empresa lança a revista eletrônica “Datalink – 30 anos”. Com mais de 50 páginas, projeto gráfico e diagramação modernos, a publicação traz, ainda, recursos digitais para interação com outras mídias, como vídeos de artistas da cena musical brasileira que utilizam os cabos de sonorização da Datalink.
A publicação traz uma linha do tempo de 1993 a 2023, que historiciza desde o crescimento das instalações fabris – de casas alugadas em bairros paulistanos até a construção de seu complexo industrial em Embu das Artes; a aquisição de novos equipamentos; a introdução de modernos processos de produção e tecnologias; a expansão de mercado com novos produtos; a implementação de inovações; a qualificação da equipe etc.
A empresa nasceu como fornecedora de cabos coaxiais montados para equipamentos de VSAT [sigla em inglês de Very Small Aperture Terminal], sistema de comunicação muito usado, à época, para interligar agências bancárias aos centros de processamento de dados dos bancos.
Como lembra o engenheiro de telecomunicações Ademar Kin, em entrevista especial, a Datalink participou da primeira fase de telecomunicações via satélite no País: “Estávamos à procura de um adaptador de cabos coaxiais de RF [radiofrequência] com baixa perda e alta qualidade. Fizemos uma pesquisa com empresas estrangeiras e quem nos atendeu plenamente foi a jovem Datalink. Podemos dizer que a primeira fase de telecomunicações via satélite contou com o auxílio da Datalink.”
A publicação traz artigos assinados por especialistas e profissionais reconhecidos no mercado e no mundo acadêmico. Um dos artigos fala sobre a boa perspectiva da Datalink à luz da gestão moderna para os próximos anos. Outra contribuição é do professor Leopoldo Yoshioka, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para quem o sucesso da empresa mostra o protagonismo da engenharia brasileira. O docente José Roberto Cardoso, da mesma instituição, escreveu artigo mostrando que a receita de sucesso da Datalink combina sólidos valores humanos e empresariais.
Em artigo, a engenheira Ambiental e Sanitarista Marcellie Dessimoni, gerente Executiva da ESG ACRIQ e Conselheira Titular do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), destaca que a disrupção e a inovação geram sucesso e que a engenharia nacional está preparada para promover e garantir esses saltos de desenvolvimento tecnológico.
A edição conta, ainda, com os testemunhos especiais de quem acompanhou o nascimento, o crescimento e a consolidação da empresa ao longo das três décadas. Um dos casos mais emblemáticos da filosofia (ou fit cultural) da Datalink de alinhar e garantir o crescimento profissional de seus colaboradores junto à empresa, é o do engenheiro Edson Borges. Ele entrou na empresa aos 20 anos de idade, em 1998, como auxiliar de produção, hoje ele é o gerente de Tecnologia e Inovação da empresa. Outros colaboradores, dos mais antigos aos mais recém-contratados, deram seus depoimentos sobre a Datalink como empregadora, oportunidades de estudo, desenvolvimento de carreira e ambiente laboral.
Matérias especiais trazem a relação empresarial de respeito e qualificada entre a Datalink e clientes, a exitosa experiência do consumidor – do atendimento ao mercado de telecomunicações, agronegócio, ciência, saúde ao de sonorização.
O propósito da revista é contar uma experiência brasileira que combina sonho, empreendedorismo, engenharia e outros saberes técnicos, colaboradores, qualidade e perseverança. Tudo realizado, e continua sendo, acreditando-se no potencial e nos talentos nacionais. Que os 30 anos da Datalink inspirem outras histórias e trajetórias no País.
Para fazer o download da revista digital, acesse: www.afdatalink.com.br/Revista30anos.
Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos e conectores de alta qualidade e performance de comunicação e controle para aplicações industriais, agrícolas e smart cities. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende diversos segmentos econômicos, entre eles: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização e telecomunicações. A história da Datalink lembra histórias de empresas como Embraer, Embrapa, Petrobrás e Weg, entre outras, que mostra a capacidade industrial e competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Mais informações em www.afdatalink.com.br.
Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br
+55 13 99712-8067