Dia do Cliente é o dia daqueles que acreditam no trabalho e confiam nos produtos e serviços oferecidos pela Datalink

Embu das Artes (SP), 14 de setembro de 2023 – O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro no Brasil. A data existe desde 2003, quando foi criada pelo empresário João Carlos Rego, no Rio Grande do Sul, para celebrar e estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas. É com esse objetivo que o setor de Vendas da Datalink – fabricante de cabos, conectores e sistemas, sediada em Embu das Artes (SP) – desenvolve seu trabalho. “Temos uma estrutura comercial muito eficiente, pois todos trabalhamos com o mesmo objetivo, a satisfação dos nossos clientes”, destaca a gerente de Vendas, Elizangela das Neves.

Para alcançar essa relação baseada na confiança, diz ela, a Datalink conta com uma equipe de vendedores técnicos, que conhecem os produtos e suas aplicações. “Procuramos sempre dar cursos técnicos sobre os nossos produtos, para que todos aprendam, estejam capacitados a responder às dúvidas dos clientes, consigam evoluir e crescer profissionalmente. Além de ter treinamentos diretamente na fábrica para saber como se produz um cabo”, informa a gerente.

Os valores que norteiam o relacionamento com o cliente e que fazem a boa diferença na hora da fidelização, avalia Elizangela, são “confiança, honestidade, a qualidade dos produtos que oferecemos e a satisfação dos nossos clientes. É um modelo de relação empresa e cliente imbatível”, define.

Para a satisfação do cliente, Elizangela relaciona cumprir rigorosamente o que se promete na hora da venda, por exemplo: prazo de entrega e configuração do produto. “O cliente sempre comprará e receberá exatamente o que solicitou, não há enganação”, ressalta a gerente, acrescentando, “temos uma marca a zelar, que está há mais de 30 anos no mercado”.

A Datalink, prossegue ela, é uma empresa 100% nacional que fabrica cabos de alta qualidade e está sempre em busca de aperfeiçoamento, “temos seriedade em tudo aquilo que nos propomos a fazer. Contamos, ainda, com uma área técnica altamente qualificada que desenvolve produtos e projetos específicos, inclusive, até para nacionalizar produtos que hoje são importados, com confiança, honestidade, qualidade, prazo de entrega reduzido e atendimento personalizado”.

Elizangela das Neves: “Queremos garantir a melhor experiência do consumidor na Datalink.” Crédito: Cristina Harms Camacho.

Entender a necessidade do cliente
A gerente de Vendas da Datalink observa que “queremos encantar nossos clientes com a experiência de compra e entendemos que a parceria é boa quando é vantajosa para todos os envolvidos. Sempre nos colocamos no lugar dos nossos clientes para entender as suas necessidades e propor soluções que ajudem a resolver seus problemas e/ou suas dificuldades”.

Elizangela das Neves explica, ainda, que muitos clientes têm dúvidas sobre qual produto utilizar ou se aquele produto vai atender ao seu projeto, “por isso, a nossa equipe trabalha as necessidades apresentadas para elaborar o projeto baseado no que ele precisa”. Ela acrescenta: “As dúvidas que surgem, nesse contato com a área de Vendas, mudam de cliente para cliente, pois cada um possui uma necessidade de aplicação e atendimento diferente. Aqui, reafirmo, entra o preparo técnico e profissional da nossa equipe para atender da melhor forma possível o cliente.”

A Gerência de Vendas da Datalink atende a todo tipo de demanda na área de cabos, conectores e sistemas. “Tem cliente que já sabe quais os produtos que precisa e até suas nomenclaturas; outros, todavia, nos procuram apenas com a necessidade, mas sem saber ainda qual o produto”, informa Elizangela das Neves.

Nessa hora, a equipe de vendedores da empresa procura entender melhor a sua aplicação e o que ele considera importante que o cabo atenda, com essas informações. “Realizamos quase que uma consultoria, nesse caso, pois conversamos com a área de Engenharia da Datalink sobre o projeto demandado por aquele cliente especificamente. O contato com a engenharia ocorre principalmente quando temos cabos que são para aplicações especiais e precisam de desenvolvimento”, explica. E acrescenta: “Queremos garantir a melhor experiência do consumidor na Datalink.”

Elizangela das Neves lembra, ainda, que na crise pandêmica da Covid-19, em 2020, a Datalink conseguiu inovar e manter a melhor relação com o consumidor. “Criamos o tour virtual. Como o cliente não podia vir até à fábrica, em Embu das Artes, a Datalink foi até ele. Abrimos a nossa fábrica, em detalhes, nessa visita online ao vivo”, destaca. 

Pós-venda
A venda não se encerra com a compra do cliente, garante a gerente Elizangela das Neves, “a nossa equipe vai fazer o acompanhamento da entrega do produto para ter certeza de que o cliente recebeu o material dentro da sua expectativa e necessidade”. 

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