Empresa utilizou a arte numa de suas embalagens e também nas dependências da fábrica
Embu das Artes, março de 2024 – Neste Dia Internacional do Grafite, 27 de março, a Datalink destaca a importância da arte para os seus produtos e para a vida. Nesta entrevista, a coordenadora de Marketing da empresa, Cristina Harms Camacho, observa que nada mais justo celebrar a data porque a Datalink está instalada num dos polos mais importantes de arte e cultura do País, na cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo. E é da própria cidade, informa ela, que vem a bela e inovadora embalagem de uma das linhas de cabo de sonorização da empresa, a Garage: “O grafiteiro Luan Ribeiróviski topou o desafio de traduzir a excelência do nosso produto em traços e cores. E deu super certo.”
Sobre a cidade, Camacho lembra que sua história lhe rendeu a distinção de ser vocacionada para acolher artistas, tanto que, em 2011, a denominação oficial do município foi alterada de Embu para Embu das Artes.
Os “primeiros passos” para tal distinção começam nos anos 1960, quando artistas, entre pintores, escultores, músicos e cantores, encontram em Embu o local perfeito para praticar sua arte. Entre esses estão Cássio M'Boy, professor de vários artistas e conhecido de membros da Semana de Arte Moderna de 1922; Tadakiyo Sakai, escultor e ceramista; Solano Trindade, produtor artístico da cultura afro-brasileira; Assis do Embu e Ana Moysés. Em 1964, a cidade ganha o Primeiro Salão das Artes. O local também atraiu artistas modernistas, como Anita Malfatti, que levava seus alunos para estudos em meio às casas da antiga vila. Ainda na década, outros artistas e hippies se fixam em Embu. Seus trabalhos eram expostos nos finais de semana, originando a Feira de Artes de Embu das Artes, que ocorre todos os fins de semana desde 1969 e é um motor turístico da cidade.
Para valorizar a vocação embuense, a Datalink está sempre de olho nos artistas locais para intervenções artísticas na fábrica, como murais e grafites. Conheça mais essa relação tão próxima entre a empresa e a arte, na entrevista a seguir.
Vinte e sete de março comemora-se o Dia Internacional do Grafite. A pergunta que não quer calar: Por que a Datalink, a melhor marca de cabos coaxiais e conectores do Brasil, também celebra a data?
Cristina Harms Camacho – A Datalink está localizada na cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo. Ela é conhecida por ser um importante polo de arte e cultura do País. Traçando um paralelo, os colaboradores da Datalink também fazem arte no processo de fabricação de cabos. Somos artistas. Essa percepção ficou ainda maior com a entrada da linha de cabos para instrumentos musicais: nossos produtos nas mãos dos músicos viram arte, viram música da melhor qualidade. Os cabos da Datalink conectam esses sentimentos.
Artistas apoiam artistas, por isso comemoramos o Dia do Grafite, neste 27 de março, com muita satisfação. Inclusive temos dois painéis de grafite em pontos estratégicos da fábrica, um deles é de um artista local. Nossa linha de cabos Garage é ilustrada com o grafite do Luan Ribeiróviski, por exemplo [Garage: a melhor arte para o melhor cabo de instrumentos].
Nas nossas participações em feiras de exposição, também levamos a arte para os nossos estandes. O próprio Luan grafitou um mural na hora para o público, foi incrível a repercussão.
A empresa está há 31 anos no mercado e sempre inovando, melhorando ou criando produtos. Como a arte do grafite, por exemplo, entra nessa trajetória?
Cristina Harms Camacho – Tudo começou com a reformulação da embalagem linha de cabos Garage, queríamos uma embalagem que “conversasse” mais o nosso público-alvo, os artistas. Pensamos em como essa conexão poderia ser feita de forma potente para mostrar que valorizamos a arte em todas as expressões. Por isso, mudamos, primeiro, o slogan para “arte do começo ao fim” que significa que a arte começa dentro da fábrica e termina com o músico fazendo sua arte. E, para arrematar, convidamos o artista Luan Ribeiróviski para ilustrar esse sentimento com a sua arte na embalagem.
A intenção é que, de tempos em tempos, convidar outros artistas para novas criações nos nossos produtos. Acreditamos que estamos valorizando o trabalho do artista tão bonito e criativo.
A Datalink também tem um viés forte na arte com os seus cabos de sonorização, que fazem o som e estão nos palcos de muitos artistas brasileiros, como o Vitor Kley, por exemplo. Como a arte do grafiteiro também pode ser encontrada nas embalagens desses cabos?
Cristina Harms Camacho – Esse projeto nasceu praticamente em sala de aula, curso a faculdade de Publicidade e Propaganda no Senac. Tinha uma aula que precisava criar uma campanha para uma marca X que tivesse relação com o movimento street art.
O que fiz com a embalagem do Garage foi adaptar essa minha ideia. Quando vieram com essa necessidade de mudança, pensei que era hora de transformá-la em realidade.
O Luan já tinha feito um mural para nós, o conheci por indicação de um amigo e me encantei pelo trabalho dele. Ele tinha que ser o primeiro a ilustrar a embalagem do cabo Garage, até porque ele é um artista aqui de Embu e isso é uma homenagem à cidade que é o lar da Datalink.
Sabemos que você é apaixonada pela arte, gosta de desenhar e tem até uma tatuagem “ela é arte!”, ou, em inglês, “She is art”. Como você traçaria um paralelo entre os cabos da Datalink e a arte? Como esses dois universos dialogam e se beneficiam por estarem próximos?
Cristina Harms Camacho – Sim, minha relação com arte vem desde que me conheço por gente. Desenho desde pequena e é um hobby que vem cada vez mais se tornando minha profissão.
Para mim, e sempre que possível falo isso, somos todos artistas na Datalink, fazemos arte quando fabricamos cabos. Somos uma fábrica que fabrica arte! Nossos processos são milimetricamente desenhados para trazer para os clientes o melhor produto possível, como um músico que estuda muito e ensaia para trazer o melhor som para a plateia.
Arte é paixão, e aqui na Datalink trabalhamos com paixão e isso se transmuta nos produtos que fazemos.
Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação GPTW (Great Place To Work) de ótima empresa para trabalhar. Mais informações em www.afdatalink.com.br.
Assessoria de Imprensa
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br