Espaço terá instalações modernas, computador, internet e ainda servirá à realização de cursos e palestras.
Rosângela Ribeiro Gil
Assessoria de Imprensa
imprensa@afdatalink.com.br
Cristina Camacho
Arte e imagens
cristina@afdatalink.com.br
No ano em que completa 30 anos de excelência no mercado de cabos e conectores, a empresa brasileira Datalink dá mais um passo para o seu crescimento e desenvolvimento. Além de cuidar dos seus clientes e consumidores ao entregar o melhor produto, a empresa, localizada em Embu das Artes (SP), está lançando seu programa de educação corporativa, o Datalink Educa.
O objetivo da iniciativa, informa Adriana das Neves, gerente administrativo e da coordenação do programa, é desenvolver e institucionalizar uma cultura de aprendizagem permanente para aquisição de novas competências técnicas (hard skills) e também de habilidades comportamentais (soft skills). “Uma estratégia que, entendemos, ganhamos todos: a empresa, os funcionários e os próprios clientes, fornecedores e a comunidade do nosso entorno”, observa.
No ano em que a Datalink completa três décadas ininterruptas no mercado brasileiro de cabos e conectores, os funcionários serão presenteados com uma ação arrojada e que trará benefícios imensos. Isso porque a base do Datalink Educa “é apresentar a todos, sem distinção de cargo, função ou posição dentro da empresa, a possibilidade de crescimento ao facilitar o acesso à educação. Uma ação que motiva o colaborador e desperta nele o sentimento de que é possível mudar e crescer por meio do conhecimento. Basta querer”, afirma Neves.
O programa se pauta pela dimensão de promover crescimento intelectual, emocional e pessoal para além do “chão de fábrica”. Neves explica: “O projeto nasceu com o intuito de qualificar os seus talentos para que se tornem não só colaboradores altamente qualificados, mas também pessoas que agregam conhecimento em suas vidas e de seus familiares. A ideia é que se gere um elo de aprendizado e desenvolvimento. Acreditamos que a busca por conhecimento contínuo é o pilar fundamental para o crescimento de qualquer pessoa.”
Instalações modernas
O aprendizado contínuo oportunizado pelo programa Datalink Educa contará com um espaço moderno para receber cursos, palestras e treinamentos, além de ser um local de estudo para o colaborador. Neves informa que a direção da empresa se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores, “pois muitas vezes não há o tempo hábil para deslocamento, ou até mesmo o colaborador não dispõe dos equipamentos necessários para fazer um curso”.
Foi pensando nessa situação, que a Datalink, explica a gerente, “cedeu e preparou um espaço que recebeu pintura nova e um grafite motivador, com infraestrutura adequada, confortável e necessária – bancadas com computador, acesso à internet etc. – nas suas instalações internas, para garantir o acesso ao conhecimento, ao saber”.
O Datalink Educa terá como norte, também, um olhar amplo e abrangente sobre temas importantes e atuais para a sociedade. Por isso, informa Neves, a diversidade e a sustentabilidade “também vêm forte no nosso radar e serão temas de palestras e comunicados internos”.
Aprender a aprender
Grande entusiasta do programa, o professor Leopoldo Yoshioka, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), observa que com o avanço tecnológico cada vez mais acelerado, a formação de profissionais e técnicos não termina com a conclusão de um curso de faculdade ou técnico. Segundo ele, o mundo atual indica que o profissional precisa se dedicar para continuar se aperfeiçoando, adquirindo novos conhecimentos, habilidades e competências. “Acredito que o que faz a diferença é a capacidade da Datalink de atrair bons funcionários e de desenvolvê-los de forma a contribuir para agregar cada vez mais valor à empresa”, elogia.
O docente da Poli-USP exalta a iniciativa do Datalink Educa baseado “na filosofia de aprender sempre” e ensina: “O impacto do aprendizado nem sempre é percebido imediatamente em termos de resultados. Mas, no médio e longo prazo, a eficiência e a produtividade da empresa aumentarão de forma inequívoca. A demora se deve à própria natureza humana que é a de reagir às mudanças num primeiro momento. Assim, as transformações devem fazer parte do processo, de forma que os colaboradores possam assimilar novos métodos pouco a pouco.”
É com esse espírito de boas transformações e inovações, adianta Adriana das Neves, que o ano de 2023 promete muitas novidades: “Estamos trabalhando fortemente para que a Datalink se consolide como referência no mercado de cabos e conectores, não somente por seus produtos de alta qualidade e performance, mas também por ser uma empresa que se preocupa em desenvolver seus colaboradores para que possam crescer juntamente com a empresa e com valores importantes para a sociedade.”
Educação corporativa
A educação corporativa, como o Datalink Educa, segundo especialistas, é um fenômeno crescente e tem como sustentação a chamada “sociedade do conhecimento” e o paradigma da capacidade de transformação do indivíduo social por meio do conhecimento, desenvolvendo as capacidades de trabalhar em equipe, de pensar e agir em sistemas cada vez mais conectados e interligados.
Educação corporativa, ou empresarial, proporciona a aquisição, manutenção e divulgação de conhecimento dentro da empresa para promover o crescimento e o desenvolvimento conjunto da organização e dos colaboradores.