Empresa conquistou selo de ótima empresa para trabalhar, a certificação internacional GPTW, em julho último

Embu das Artes, 1º de novembro de 2023 – Respeito, reconhecimento, motivação e orgulho. Essas são algumas das palavras mais usadas pelos funcionários para falar da Datalink. A fabricante de cabos coaxiais e conectores, de Embu das Artes (Grande São Paulo), conquistou, neste ano de 2023, o selo mundial Great Place To Work (GPTW) que certifica ótimas empresas para trabalhar. A direção da Datalink orgulha-se da premiação: “Sempre consideramos as pessoas como nosso maior patrimônio. Nunca acreditamos que nossas máquinas modernas produziriam produtos com performance superior se não tivéssemos pessoas motivadas e qualificadas para operá-las adequadamente.”

Ainda segundo a direção da empresa: “Nunca acreditamos que nossos clientes ficariam encantados com nossas entregas se nossa equipe não colocasse paixão no seu trabalho diário. Sendo assim, definimos claramente o que esperamos de cada colaborador na empresa, tratamos todos com respeito, investimos muito em treinamento, incentivamos que as pessoas fujam do convencional e recompensamos quem faz por merecer. Isto colocado, tudo aconteceu naturalmente. Não planejamos obter o selo “Great Place To Work”. Num determinado dia alguém comentou que a Datalink poderia obtê-lo sem dificuldades e assim fizemos.”

A titulação comprova o compromisso permanente da empresa, há 30 anos no mercado brasileiro, em garantir um ambiente de trabalho saudável que promova o bem-estar de todos os envolvidos na produção – do setor administrativo à área fabril – e é celebrada efusivamente pelos colaboradores, dos que têm mais tempo de casa aos mais novos.

Para Adriana das Neves, gerente administrativa do setor de Recursos Humanos (RH), a pesquisa mostrou, de forma fidedigna, o dia a dia na Datalink. “Temos muito orgulho de trabalhar na empresa, porque há uma conjunção entre o objetivo empresarial e a humanização nas relações de trabalho. Buscamos aprimoramentos e melhorias. Ganhamos todos quando há equilíbrio entre o que a empresa quer e o que os colaboradores necessitam”, afirma. 

Maior valor agregado
Para o engenheiro Edson Borges, gerente de Inovação e Tecnologia, a certificação GPTW agrega mais valor “aos nossos produtos ao mostrar que os cabos são fabricados por pessoas que estão felizes e amam o que fazem”. Para ele, não só a qualidade cultural, mas a emocional da equipe é a grande responsável pelo desempenho e a aceitação da empresa num mercado tão competitivo.

A certificação, prossegue Borges, comprova o que “venho acompanhando nos meus 25 anos de Datalink: o melhor lugar para se trabalhar é aquele onde podemos ser nós mesmos, sem ‘máscaras’ ou ‘filtros’. Ou seja, temos dias bons e dias ruins, mas o respeito não tem folga. Por isso, o desejo de estar na empresa sempre é muito grande”.

Programas desenvolvidos
Adriana das Neves endossa a preocupação da direção da Datalink com o bem-estar dos seus colaboradores e da comunidade do seu entorno. “Pensamos que não há crescimento sustentável e orgânico se a empresa não pensar em como pode fazer com que seus colaboradores e o ambiente ao seu redor se desenvolvam também”, observa. Todavia, ela observa que nada vem por acaso e sem esforço. “Há uma convergência do fit cultural da empresa com as expectativas e valores da equipe”, aponta.

Equipe Datalink na área industrial. Crédito: Cristina Harms Camacho.

Para tornar esse desenvolvimento possível, explica a gerente, foram criadas ferramentas, ou seja, programas dentro da empresa, como o Datalink Cuida, cujo foco é a saúde e o bem-estar em geral dos colaboradores. “Promovemos ações de cuidado, reforçamos internamente campanhas nacionais, por exemplo, as de Saúde Mental e as de prevenção do câncer de mama e de próstata – respectivamente, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A empresa oferece, ainda, assistência psicológica de forma gratuita para todos os seus funcionários.” 

Outro programa importante é o Datalink Educa, que visa o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. “A empresa criou um espaço dedicado e equipado com computadores e internet para que os funcionários tenham acesso a cursos e treinamentos tanto com a finalidade corporativa quanto pessoal”, descreve Neves.

A empresa também firmou parceria com o Centro Universitário UniFECAF, de Taboão da Serra, que dá direito ao funcionário da Datalink a uma bolsa de estudo de até 55% de desconto na mensalidade durante todo o curso. 

Ainda ligado ao programa educacional, e visando ao crescimento da comunidade local, a empresa firmou parceria com o CIEE [Centro de Integração Empresa-Escola] para atender a duas escolas da região com o programa Jornada de Matemática, que garante aos alunos acesso a aplicativo que desenvolve de maneira lúdica e divertida o conteúdo programático de matemática pertinente à série cursada.

Leia também
* Porque a Datalink é uma ótima empresa para trabalhar

A certificação: origem
A pesquisa da GPTW foi iniciada, nos anos 1980, pelo jornalista Robert Levering, que costumava cobrir pautas relacionadas ao trabalho e principalmente aos conflitos trabalhistas, nos Estados Unidos. A ideia foi criar mecanismos para diferenciar boas e más empresas nas relações de trabalho.

Em seu trabalho de jornalista, ele percebia que havia muitos colaboradores descontentes com seus empregos, chefes e ambientes de trabalho, mas também que existiam muitas pessoas satisfeitas com suas obrigações dentro dos locais de trabalho. Esse foi o motivo que levou o profissional a se dedicar à montagem de uma consultoria para aprofundar o assunto, surgindo, assim, o Great Place to Work.

Por meio de suas análises, foi possível observar que havia excelentes empresas para se trabalhar e que elas também poderiam ser de qualquer lugar, tamanho e período. Assim como também qualquer uma poderia ser modificada para se tornar um excelente local de trabalho.

O primeiro passo é o questionário online chamado de Trust Index, ou pesquisa de clima organizacional. Após este questionário é gerado um relatório, nele é indicado como os funcionários veem a empresa, dividida em pontos fortes e pontos fracos.

A intenção é desde o princípio observar o que pode ser ajustado, mesmo que o resultado seja positivo a análise será utilizada como instrumento para melhorias contínuas e direcionamento em tomadas de decisões.

Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos coaxiais e conectores e desenvolvedora de sistemas de alta qualidade e performance. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende a diversos segmentos econômicos e de serviços: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização, telecomunicações. A história da Datalink mostra a capacidade industrial e a competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Em 2023, recebeu a certificação de melhor empresa para trabalhar, o título GPTW (Great Place To Work). Mais informações em www.afdatalink.com.br.

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br